Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Procon-SP fiscaliza Xiaomi

25/6/2019

Equipes estiveram na primeira loja do Brasil e constataram infrações ao CDC

Equipe de fiscalização da Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, esteve, em 19 de junho, na primeira loja da Xiaomi no Brasil. A ação ocorreu em razão de notícia veiculada em site especializado em telecomunicações, que apontavam supostas irregularidades.
 
Na loja, localizada no shopping Ibirapuera, foram constatadas: presença de produtos com informações unicamente em língua estrangeira; produtos sem manual de instruções em língua portuguesa; produtos sem informação de origem no Brasil (importador); produtos com informações de segurança unicamente em língua estrangeira.
 
O Código de Defesa do Consumidor, Lei Federal 8.078/90, determina que a oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
 
Ainda de acordo com a lei, qualquer produto deve conter manual de instrução em língua portuguesa, com linguagem de fácil leitura, e dispor de assistência técnica em caso de defeito; produtos importados devem ainda trazer na embalagem informações em português sobre suas características e o nome, CNPJ e endereço do importador.
 
O estabelecimento foi autuado e, após procedimento administrativo, poderá ser multado pelas infrações cometidas.
 
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação 


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados