Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Pesquisa eletrodomésticos

5/11/2018

Preços podem variar até 124%

 
 
Fundação Procon-SP, órgão ligado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fez um levantamento dos preços dos eletrodomésticos a fim de oferecer uma referência de preço ao consumidor. A maior diferença encontrada foi de 124,03% no aspirador de pó da Mondial de 1000W – CYCLONE STICK HEPA, o maior preço encontrado foi R$ 289,00 e o menor, R$ 129,00.
 
Foram comparados os preços de diferentes marcas e modelos de aspirador de pó, batedeira, ferro de passar, fogão de piso, forno micro-ondas, lavadora de roupas, liquidificador e refrigerador, totalizando 96 itens. A coleta foi feita em sete estabelecimentos comerciais das principais redes do varejo, distribuídos pelas cinco regiões da cidade de São Paulo nos dias 9, 10 e 11 de outubro.
 
Confira a pesquisa completa aqui
 
Comparação 2017 e 2018
 
Após comparação de 39 produtos comuns entre as pesquisas realizadas neste ano e no ano passado, constatou-se, em média, uma alta de 6,04% no preço desses itens. O IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo) da FIPE, referente ao período, registrou uma variação de 3,45%.
 
Dicas ao consumidor
 
Especialistas do Procon-SP recomendam pesquisar preços e formas de pagamento, comparando os juros no caso de parcelamento.
 
Ao escolher um eletrodoméstico, o consumidor deve observar as dimensões do aparelho (altura, largura, profundidade etc.) e sua voltagem, essas características devem ser compatíveis com o espaço disponível para sua instalação e com a rede elétrica local. É importante também verificar se as funções oferecidas pelo fabricante atendem as suas expectativas e necessidades. Solicite ao vendedor uma demonstração do funcionamento do produto.
 
Recomenda-se dar preferência aos produtos que economizam energia. Afixada nos eletrodomésticos há a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que traz informações sobre o desempenho dos produtos. A classificação vai de A (mais eficiente) a E (menos eficiente), dependendo do produto.
 
Outra informação importante, que pode ser verificada em liquidificadores, aspiradores de pó ou em outros aparelhos com essas funções, é o Selo Ruído. É importante consultar essa informação, que deve constar na embalagem ou estar afixada no próprio produto, para proporcionar a escolha de um produto mais silencioso.
 
O consumidor deve guardar a nota ou cupom fiscal, o termo de garantia e o manual de instruções – documentos que podem ser necessários em caso de problemas ou dúvidas no funcionamento do produto.
 
 


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados