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Recall FCA-Fiat

29/6/2018

Modelos Grand Siena, Uno, Mobi, Fiorino, Argo, Strada, Palio Weeked e Toro

 
A FCA – Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. convocou nesta sexta-feira (29/6), os proprietários dos veículos modelos Uno, Argo, Mobi e Toro em todas as suas versões, ano/modelo 2018 e 2019, Grand Siena versões 1.0 e 1.4, ano/modelo 2018 e 2019, Strada na versão 1.4, ano/modelo 2017 e 2018, Palio Weekend e Fiorino na versão 1.4, ano/modelo 2018 e 2018, com número de chassis abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a partir de 2/7/18, a substituição dos relés dos sistemas de ignição e injeção de combustível dos veículos convocados.
 
Veículos envolvidos
  
Modelo Grande Siena – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 340455 a 359006 
 
Modelo Uno – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 814974 a 835992 
 
Modelo Mobi – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 493776 a 558183 
 
Modelo Fiorino – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 085164 a 107200 
 
Modelo Argo – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de H20145 a H82351 
 
Modelo Strada – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 181519 a 246187 
 
Modelo Palio Weekend – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de 099712 a 103166 
 
Modelo Toro – chassis (6 últimos dígitos – não sequenciais) de B40604 a C01788 
 
No comunicado, a empresa informa ter detectado que a eventual falha dos relés poderá acarretar o funcionamento irregular do motor e, em casos extremos, o seu desligamento inesperado, comprometendo as condições de dirigibilidade do veículo e aumentado o risco de colisão, além de possibilitar a ocorrência de danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros. A existência desta falha poderá ser observada mediante o acendimento da luz espia da bateria no quadro de instrumentos.
 
Para agendamento e mais informações, a Fiat disponibiliza o telefone 0800 707 1000 e o site www.fiat.com.br
 
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.
 


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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