Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Fundação PROCON SP

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Supermercados fiscalizados

23/5/2018

Operação em Marília encontra irregularidades em 100% dos estabelecimentos visitados

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, fiscalizou 22 mercados e supermercados em Marília e encontrou irregularidades em todos os locais. A ação, que aconteceu de 15 a 17 de maio, teve como objetivo verificar o cumprimento da legislação consumerista.
 
A maior parte dos problemas encontrados foi com relação ao prazo de validade (prazo vencido, ausência ou inadequação na informação sobre a validade) – 86% dos locais visitados apresentaram esse tipo de irregularidade. Veja aqui a lista completa dos estabelecimentos e as irregularidades.
 
Outro problema encontrado foi com relação ao leitor óptico, um dos meios que alguns estabelecimentos comerciais podem adotar para prestar a informação de preços ao consumidor. De acordo com a legislação os equipamentos devem estar em perfeito estado de funcionamento; ser indicados por cartazes suspensos que informem a sua localização e que possam ser lidos de ambos os lados; e ser colocados na área de vendas, observada a distância máxima de 15 metros entre qualquer produto e o leitor óptico mais próximo.
 
Independentemente de o estabelecimento adotar esse meio, as informações sobre o preço também deverão constar nas gôndolas ou junto aos itens expostos. Saiba mais sobre as regras de afixação de preços clicando aqui.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados