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Recall Hyundai HB20 e HB20S

29/3/2018

 
 
A Hyundai Motor Brasil convocou, nesta quinta-feira (29/3), os proprietários dos veículos HB20 e HB20S motor 1.0 Turbo e transmissão manual de seis marchas, modelos 2016 a 2018, fabricados entre 28/01/2016 e 05/02/2018, chassis 9BHBG51BAGP561697 a 9BHBG51BAJP870541 (não sequenciais), a comparecerem a uma concessionária da marca para inspeção da válvula de controle de vácuo do servo freio e, se necessário, sua substituição (se não houver danos, será aplicado isolador térmico sobre a peça; no caso de danos, haverá a substituição da peça já com o isolador térmico)
 
Modelo/Ano: HB20 e HB20S 1.0 Turbo 2016 a 2018
 
Período de fabricação: 28/01/2016 a 05/02/2018
 
Chassis (seis últimos dígitos) 561697 a 870541
 
No comunicado, a empresa informa que em determinados casos pode ocorrer ressecamento da válvula de controle de vácuo do servo freio devido a sua localização próxima ao conversor catalítico e consequente exposição à alta temperatura. Durante a condução normal do veículo, o condutor poderá notar ruído similar a um assovio na região do motor e também poderá observar oscilação da marcha lenta. Ao continuar operando nestas condições é possível ocorrer o endurecimento do pedal de freio devido à redução de vácuo no servo freio (independente do endurecimento do pedal, o sistema de freio continua funcionando, mas com necessidade de esforço adicional do condutor no acionamento do pedal de freio para parar o veículo).
 
 
A Hyundai recomenda interromper o uso do veículo e procurar imediatamente uma concessionária HMB caso identifique ruído similar a um assovio na região do motor e oscilação da marcha lenta, que será indicada pelo ponteiro do RPM no painel durante a condução do veículo.
 
A redução de vácuo do sistema de assistência de frenagem pode causar o endurecimento do pedal de freio demandando uma força maior a ser aplicada ao pedal, o que pode ocasionar aumento do tempo e distância das frenagens e acidentes com danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros.
 
 
Para agendamento e mais informações, a Hyundai disponibiliza o telefone 0800 770 3355 (de segunda a sexta, das 8h às 20h; e sábados das 9h às 15h) e o site www.hyundai.com.br/serviços/recalls
 
 
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: a empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.
 


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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