Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Taxa de juros de janeiro

11/1/2018

Empréstimo pessoal tem leve queda

Pesquisa de taxa de juros realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em 8 de janeiro, aponta que a taxa de juros do empréstimo pessoal apresentou leve queda; no cheque especial não houve mudança. Fazem parte da pesquisa os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
 
Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,32% a.m., 0,09 ponto percentual menor em relação ao mês anterior, que foi de 6,41% a.m.
 
As quedas verificadas na taxa de empréstimo pessoal foram no Banco do Brasil, que alterou de 5,99% para 5,95% a.m., o que significa um decréscimo de 0,04 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,67% em relação à taxa de dezembro. E na Caixa Econômica Federal, que alterou de 6,20% para 5,70% a.m., um decréscimo de 0,50 ponto percentual, representando uma variação negativa de 8,06% em relação ao mês anterior.
 
Os demais bancos mantiveram a taxa de empréstimo pessoal.
 
Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 13,41% a.m, a mesma constatada no mês anterior. Não houve modificação em nenhuma taxa de cheque especial neste mês de janeiro
 
 
Veja o quadro comparativo:
 
 
Bancos
empréstimo pessoal
cheque especial
Banco do Brasil
5,95%
13,09%
Bradesco
6,22%
13,33%
Caixa Econômica Federal
5,70%
13,55%
Itaú
6,27%
12,91%
Safra
5,90%
12,60%
Santander
7,89%
14,99%
 
 
Confira aqui a pesquisa completa.
 
O consumidor deve ser cauteloso evitando contrair dívidas nesse momento, pois no começo de ano as despesas aumentam não só pelas dívidas contraídas no final do ano passado, como também pelos impostos devidos (IPVA, IPTU), além da compra de material escolar e matrícula do colégio
 
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados