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Recall Lancer, Outlander e ASX

11/12/2017

Veículos apresentam problema no relé

 
 
A HPE Automotores do Brasil Ltda. convocou, nesta segunda-feira (11/12), os proprietários dos veículos Mitsubishi modelos Lancer, Lancer EVO X, Outlander, Outander PHEV e ASX, fabricados entre janeiro de 2015 e junho de 2017, com números de chassis (não sequenciais) abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a substituição do relé da unidade de controle do motor.
 
Identificação do chassis envolvidos
LANCER ano de fabricação de 2015 a 2016 chassis de FCF01345 a HCG06948
LANCER EVOLUTION X ano de fabricação de 2015 a 2016 chassis de FU000275 a FU000298
OUTLANDER ano de fabricação de 2015 a 2017 chassis de FZA01677 a HZA00102
OUTLANDER PHEV ano de fabricação 2015 chassis de FZA00101 a FZA00156
ASX ano de fabricação de 2015 a 2017 chassis de FCF20233 a JCH33478
 
No comunicado, a empresa informa ter detectado uma falha interna de soldagem do relé da unidade de controle do motor, podendo causar aquecimento anormal do componente e falha no sistema de energia elétrica do veículo. Como consequência, o motor poderá se desligar durante a condução, acendendo a luz de advertência de falha e provocando a entrada do veículo no modo de segurança, impossibilitando uma nova partida do motor, o que poderá causar danos graves e/ou fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.
 
Para agendamento e mais informações, a Mitsubishi disponibiliza o telefone 0800 702 0404 (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h), o e-mail sac@hpeautos.com.br e o site www.mitsubishimotors.com.br
 
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
            § 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda.
 
Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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