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Fundação PROCON SP

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

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Orientações aos Fornecedores

22/6/2007

Canal eletrônico de orientação ao fornecedor do Procon-SP recebe mais de 4 mil acessos no 1º mês.

A Fundação Procon-SP registrou 4.179 consultas ao canal de orientação eletrônica ao fornecedor no primeiro mês de funcionamento. O tema mais procurado foi “troca de produtos”, seguido de garantia e formas de pagamento (veja o quadro). Antes da implantação do serviço pela internet, o Procon-SP recebia, em média, 23 pedidos de orientação de fornecedores por mês.
 
O canal (disponível no site www.procon.sp.gov.br) tem como objetivo orientar o fornecedor quanto aos seus direitos e deveres, de modo que haja uma adequação de suas práticas ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, assim, um maior equilíbrio do mercado de consumo. O serviço, que entrou em funcionamento em 15 de maio, possui 122 perguntas e respostas, distribuídas em 18 assuntos. O conteúdo foi produzido após análise das solicitações de orientações de fornecedores cadastradas na Fundação Procon-SP desde 1997.
 
Dos 4.179 acessos, apenas 78 deles originaram uma análise mais aprofundada dos técnicos do Procon-SP. Destas, 28 (36%) eram de consumidores e foram encaminhadas ao setor responsável. É possível deduzir disso que 98% dos fornecedores tiveram suas dúvidas sanadas imediatamente por meio das respostas já cadastradas no site. O quadro de perguntas e respostas poderá ser atualizado sempre que os técnicos do órgão sentirem necessidade.
 
Segundo Regina Andrade, coordenadora do projeto, a adesão dos fornecedores foi bastante positiva. “Os questionamentos antes eram efetuados por fax e e-mail e levavam até 60 dias para terem uma resposta. Agora, o fornecedor soluciona suas dúvidas no ato”, diz Regina. É justamente graças a essa economia de tempo e de recursos que o serviço pode ser realizado com mais eficiência. “Estamos respondendo em, aproximadamente, dois dias as questões que os fornecedores nos encaminham e que não estão compreendidas entre as perguntas mais freqüentes. Estamos tendo tempo para o detalhe”, conclui.
 
Veja abaixo os assuntos que mais tiveram acessos:
 
 ASSUNTO
NÚMERO DE 
 PERGUNTAS
 DISPONÍVEIS
% ACESSOS
Troca de produtos
 
 10
14,19
 Garantia
 11
 11,97
Formas de Pagamento

15
11,62
 Contrato
 7
 6,34
 
 Vício serviço/produto 
 
 11
 
 5,92
 Afixação de preço
 5
 5,92
 


22/06/07
Assessoria de Imprensa / Procon-SP
Secretaria da Justiça e da Defesa Cidadania


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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