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Chat sobre Telefonia Fixa

31/5/2007

Selma do Amaral, do Procon-SP, esclarece dúvidas de consumidores no bate-papo virtual do SPTV 1ª Edição.

Moderador apresenta a mensagem enviada por Adriana: Não entendi como serão cobrados os minutos no plano básico e no plano especial. Você poderia explicar novamente?
 
Selma do Amaral responde para Adriana: Temos algumas pequenas mudanças entre os dois. No básico, a ligação só será tarifada depois de 3 segundos. No plano alternativo, uma tarifa de completamento é cobrada logo depois que a pessoa atende e é equivalente a 4 minutos, sendo que depois é cobrado pelo tempo de uso.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por lucio: A partir de quantos minutos gastos por mês vale a pena adotar o plano de quem fala mais?
 
Selma do Amaral responde para Lucio: O alternativo é equivalente ao que temos hoje em dia. Em termos de custo, se fizer opção pelo alternativo ficará bem parecido. No básico, as ligações que vão até 2 minutos e meio ficam mais baratas.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por erilson: gostaria de saber qual plano ficaria melhor para nós, falo pouco ao telefone mais uso a internet sem ser da banda larga pago a discada,ilimitada.
 
Selma do Amaral responde para erilson: O mais indicado é o alternativo, porque na Internet discada você dificilmente fica apenas dois minutos e meio.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por gabyzis: como vai funcionar as ligações pra celular se eu optar pelo plano alternativo (400 min), será cobrado como hj em dia, ou eh necessario insirir creditos pra ligar?
 
Selma do Amaral responde para gabyzis: As ligações para celular e interurbana já são tarifadas em minutos e vêem descriminadas na conta. Não vai haver alteração nenhuma. A franquia de 400 minutos só será usada na ligação local.
Moderador apresenta a mensagem enviada por Cristina: Boa tarde Selma, tenho uma linha econômica, continuarei com essa linha e caio no plano básico?
 
Selma do Amaral responde para Cristina: Sobre a linha econômica, foi encaminhado um comunicado pela Telefônica para os assinantes. Já foi feita a conversão para tarifação em minutos e ela segue regras diferenciadas. O valor do minuto é outro, diferente do plano básico e do alternativo.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por Nilson: Gostaria de saber se havera diferenca entre telefonia residencial e comercial?

Selma do Amaral responde para Nilson: Existe toda uma diferença na comercial, mas a nossa preocupação é esclarecer dúvidas sobre a linha residencial. Procure se informar com a operadora sobre as mudanças.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por luiz: Existe ainda muitas reclamações sobre cobranças indevidas? O que pode ser caracterizado uma cobrança indevida e como o assinante deve proceder?
 
Selma do Amaral responde para luiz: Temos muitas reclamações. Podem aparecer cobranças por serviços extras que não foram contratados, números de longa distância e celular que não são reconhecidos. Você deve procurar a operadora e registrar a reclamação.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por beth: muito boa tarde eu tenhu um plano deminutos(350)devido que ao adquirir o plano speedy o que muda nesse meu caso?
 
Selma do Amaral responde para beth: Está acontecendo uma confusão generalizada. Esses dois planos, o básico e alternativo, foram aprovado pela Anatel e são obrigatórios para estarem disponíveis para os assinantes. Todos os outros planos são comerciais e não estão sujeitos às regras impostas pela Anatel. Eles são pacotes de minutos muito diferenciados. É importante o consumidor até rever esse plano e analisar se está sendo interessante.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por Dra: Boa tarde, meu nome é Alessandra, gostaria de saber como fica minha conta já que o valor usado é menor que a assinatura,vou continuar pagando assinatura?
 
Selma do Amaral responde para Dra: O valor da assinatura permanece para os dois planos e é o mesmo valor. Realmente a assinatura está cara, o que impede muitas pessoas de manterem um telefone fixo em casa.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por Shirley: e correto os minutos que não forem gastos , não serem cumulativos?
 
Selma do Amaral responde para Shirley: É importante saber que dentro desse valor de assinatura tem uma franquia de minutos e não são cumulativos. Isso é igual hoje, que as contas possuem 100 pulsos de franquia.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por reginaldo: Posso solicitar tempos de duração por chamada detalhadamente..??
 
Selma do Amaral responde para reginaldo: O consumidor vai poder solicitar à operadora essa conta detalhada e não vai ter nenhum custo para o consumidor.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por tereza: Por que usar telefone no Brasil é tão caro? Como é nos outros lugares do mundo?
 
Selma do Amaral responde para tereza: Você tem toda razão. Já fizemos pesquisas com outros países e em alguns da América Latina são realmente mais barato. O valor da assinatura subiu demais. A política de telecomunicações tem que ser feita prevendo valores módicos. Esperamos que, com essa alteração e maior transparência, o consumidor poderá ter uma participação maior para cobrar essa redução.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por fabricio: Uma dúvida: essa cobrança por minutos, sempre irão cobrar o minuto inteiro, mesmo que eu fale menos?
 
Selma do Amaral responde para fabricio: Eles vão cobrar a fração do minuto, que são a cada seis segundos.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por rosana: Aqueles horários da madrugada e final de semana em que se cobrava só um pulso, vão continuar? Quanto será cobrado agora?
 
Selma do Amaral responde para rosana: Durante os horários reduzidos, no básico vai ter a cobrança equivalente a dois minutos. No alternativo, o equivalente a quatro minutos.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por JORGE: TENHO CRONOMETRADO O TEMPO QUE FALO , POREM NÃO BATE COM OS MINUTOS QUE VEM NA CONTA, SEMPRTE TEM MAIS DE 100 MINUTOS A MAIS , COMO FAZER NESE CASO?
 
Selma do Amaral responde para JORGE: Não sei como você está fazendo essa contagem. Em São Paulo, elas ainda não estão sendo tarifadas em minutos, a não ser que você tenha algum plano comercial da operadora. Existe também muita confusão em relação ao pulso. Nem sempre 100 pulsos equivalem a 400 minutos, porque tem a tarifa de completamento.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por Ariane: No plano Alternativo, o valor de R$0,03 o minuto será o mesmo, independente de qualquer que seja a duração da ligação. Ou após tantos minutos será cobrado um valor maior?
 
Selma do Amaral responde para Ariane: O valor não muda durante a ligação. Você é tarifada em quatro minutos no completamento e depois a cada seis segundos.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por denise: Para quem fala pouco, não é melhor assinar um pacote de minutos para celular? No meu caso acho que acabaria gastando menos se não tivesse telefone fixo.
 
Selma do Amaral responde para denise: As ligações no celular são mais caras, precisa ponderar bastante e fazer as contas. Pode ser vantajoso, mas precisa calcular direito.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por fernando: O sistema de telefonia pela Internet é uma ameaça para a telefonia convencional?
 
Selma do Amaral responde para fernando: Provavelmente ela vá ameaçar. Temos que nos preparar, porque é uma coisa relativamente nova. Falta informação para o consumidor, temos vários serviços dentro de um mesmo pacote. Precisamos lembrar que a telefonia básica é um direito essencial.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por ramos: Por que não existe maior concorrência nos serviços de telefonia fixa?
 
Selma do Amaral responde para ramos: As agências reguladoras devem cuidar dessa questão, mas ainda não conseguiram até hoje estabelecer um ambiente com várias empresas concorrendo.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por lorena: Existe a possibilidade de futuramente deixarem de cobrar assinaturas básicas de telefone?
 
Selma do Amaral responde para lorena: Pode ser que exista essa possibilidade, sim, mas achamos difícil. O problema não é o fato de cobrar assinatura, porque temos essa cobrança em todos os serviços básicos. Para água e energia existe essa assinatura mínima. O que questionamos é a tarifa, que ficou bem cara.
 
Moderador apresenta a mensagem enviada por giovanni: É possível migrar de um plano para outro, caso eu ache que vai ser mais vantajoso?
 
Selma do Amaral responde para giovanni: A qualquer tempo e sem qualquer ônus. Recebendo a conta em minutos, importante saber também que pode pedir um comparativo entre os planos.
 
Selma do Amaral fala para a platéia: Eu gostaria de dizer que o Procon está a disposição. O telefone é 151 em São Paulo. Tem o site também: www.procon.sp.gov.br. Esperamos que você se informe e cobre essa informações da operadora, para que possa fazer uma opção segura.
 
Moderador fala para a platéia: Nosso bate-papo chegou ao fim! Obrigado a todos pela participação e até a próxima!


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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