Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Pesquisa taxa de juros

7/6/2017

Apesar da redução da Selic, as taxas não seguiram o mesmo ritmo

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em 2 de junho, aponta que, apenas uma instituição financeira que faz parte do levantamento diminuiu as taxas do cheque especial e do empréstimo pessoal. Fazem parte da pesquisa os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
 
Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 13,47% a.m., inferior ao mês anterior que foi de 13,48% a.m., representando uma queda de 0,01 ponto percentual.
 
A queda foi promovida pelo Bradesco, que alterou de 13,41% para 13,33% a.m., representando uma variação negativa de 0,60% em relação a taxa de maio. As demais instituições mantiveram inalteradas as suas taxas.
 
Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,35% a.m., 0,02 ponto percentual menor em relação ao mês anterior, que foi de 6,37% a.m.
 
A modificação foi promovida pelo Bradesco, que alterou de 6,46% para 6,38% a.m., representando uma variação negativa de 1,24% em relação ao mês anterior.
 
Os demais bancos mantiveram suas taxas. Veja o quadro abaixo.
 
Bancos
empréstimo pessoal
cheque especial
Banco do Brasil
5,81%
12,84%
Bradesco
6,38%
13,33%
Caixa Econômica Federal
5,70%
13,55%
Itaú
6,43%
13,15%
Safra
5,90%
12,60%
Santander
7,89%
15,35%
 
Confira a pesquisa completa aqui.
 
Especialistas do Procon-SP alertam que, em função do quadro de instabilidade que assola o país, é prudente o consumidor evitar contratar crédito, a não ser que seja extremamente necessário. Nesse caso, cabe uma criteriosa pesquisa no mercado financeiro sempre avaliando diversas linhas de crédito acessíveis ao seu perfil, que ofereçam juros menores.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados