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Bombardier comunica recall

10/3/2016

Chamamento envolve embarcações que possuam alavancas dos controles eletrônicos ICON e ICON II

A Bombardier Recreational Products Motores da Amazônia Ltda. – BRP Brasil – convocou, nesta quinta-feira (10/3), os proprietários das embarcações que possuam alavancas dos controles eletrônicos ICON e ICON II, a agendarem junto a um revendedor autorizado revisão e, se necessário, troca do Comando.
 
No comunicado, a empresa informa ter constatado que estas alavancas podem ter sido montadas incorretamente, as quais podem se separar da base, ocasionando perda de aceleração e controle da embarcação. A perda de controle da embarcação poderá ocasionar lesões graves, inclusive a morte do operador, passageiros e terceiros.
 
A empresa orienta que o uso do equipamento seja suspenso imediatamente. Para agendamento e mais informações, a Bombardier disponibiliza o telefone (19) 3113-9600, das 8h às 18h, o email posvendas@brp.com e o site www.evinrude.com.br
 
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda.
Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
 


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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