Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Apple comunica recall

7/3/2016

Adaptador AC de parede pode trazer risco de choque elétrico

A Apple Inc. anunciou, nesta segunda-feira (7/3), recall dos adaptadores AC de parede Apple distribuídos com o Mac e dispositivos iOS, bem como no Apple Word Travel Adpter Kit, comercializados entre 2003 e junho de 2015.
 
No comunicado, a empresa informa ter constatado que, em casos muito raros, os adaptadores podem quebrar e, eventualmente, criar o risco de choque elétrico se forem tocados pelo consumidor. Devido a este defeito, sua utilização deve ser suspensa.
 
A empresa esclarece que os adaptadores afetados possuem de quatro a cinco letras ou nenhuma letra na ranhura localizada na parte interna do mesmo, onde esse se conecta com a fonte de alimentação elétrica Apple. As novas peças têm agora um código regional de três letras inserido nessa ranhura (EUR, KOR, AUS, ARG ou BRA).
 
Para mais informações sobre a substituição das peças defeituosas em uma Apple Store local ou em um provedor de serviços autorizados da marca, a Apple disponibiliza o site www.apple.com/br/support/ac-wallplug-adapter/
        
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: a empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados