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Recall baterias

6/3/2007

Lenovo anuncia recall de baterias de notebooks

Procon-SP orienta sobre o direito dos consumidores

A Lenovo anunciou em seu site, no dia 01/03, o recall de baterias de íon de lítio de 9 células para uso com computadores notebooks da linha ThinkPad, modelos abaixo relacionados, distribuídos entre novembro de 2005 e fevereiro de 2007.
 
As baterias foram vendidas com notebooks novos ou como baterias de reposição ou opcionais para os modelos abaixo fornecidos com baterias de 9 ou 6 células. Somente as baterias de 9 células com o número de peça FRU P/N 92P1131 estão incluídas no recall.
 
Os consumidores que possuem os notebooks dos modelos especificados devem entrar em contato com a Lenovo para verificar se há necessidade da substituição das referidas baterias.
 
Modelos de notebooks: 
ThinkPad séries R60 e R60e;
ThinkPad séries T60 e T60p;
ThinkPad séries Z60m, Z61e, Z61m e Z61p.
 
O consumidor deve procurar mais informações no site da empresa www.lenovo.com.br ou por meio do telefone 0800-701-4817.
 
O Procon-SP acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
 
A Fundação entende que enquanto existirem equipamentos com o problema apontado, o fornecedor é responsável e obrigado a efetuar os reparos de forma gratuita. E mesmo que o consumidor não tenha acesso à convocação, ele terá seu direito à segurança garantido.  
 
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que:
 
"O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.

06/03/07
Assessoria de Imprensa  
Procon-SP / Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
 


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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