Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Orientação ao fornecedor

18/6/2014

Ação educativa sobre afixação de preços completa dois anos

Orientação ao fornecedor com distribuição de cartilhas, um dos trabalhos de educação realizados no interior do Estado pelos Núcleos Regionais da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, completou dois anos em maio deste ano.
 
Neste período, foram visitados 14.637 estabelecimentos comerciais em 322 municípios do Estado. Do total de estabelecimentos visitados, 91,08% (13.332) apresentavam algum tipo de problema/inadequação com necessidade de uma ação educativa.
 
Verificou-se também que o trabalho de orientação gerou resultado na proteção do consumidor, pois em 159 municípios onde foi realizada a fiscalização após essa ação educativa, o percentual de estabelecimentos com inadequações reduziu para 33%. Do total de 5.031 estabelecimentos fiscalizados, 1.676 foram autuados por não corrigirem a inadequação constatada anteriormente.
 
Orientação ao fornecedor é uma ação voltada à educação e conscientização dos fornecedores em relação aos direitos assegurados aos consumidores pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor, em especial quanto à informação clara e adequada de preço nos produtos expostos à venda.
 
Cartilha Afixação de Preços
 
Um dos principais objetos de auxílio no trabalho de orientação aos fornecedores, a cartilha sobre afixação de preços (veja aqui) foi preparada a partir de dúvidas dos próprios comerciantes e conta com explicações como a forma em que a informação do preço deve estar exposta no estabelecimento, como afixar os preços por código de barras, cuidados durante a montagem, rearranjo ou limpeza da vitrine e da loja e condutas proibidas, dentre outras.
 
18/6/2014
Assessoria de Imprensa
Fundação Procon-SP
 


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados