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Recall Mecedes-Benz

30/1/2007

Proprietários de veículos fabricados entre setembro de 2004 e abril 2006 são convocados pela empresa

A DaimlerChrysler do Brasil Ltda convocou, em 23 de janeiro, os proprietários dos veículos da marca Mercedes-Benz abaixo identificados, a contatarem as Concessionárias de Veículos Comerciais Mercedes-Benz para análise das roscas de carcaça e, caso necessário, substituição do conjunto carcaça do eixo traseiro.
 
MODELOS
Fabricados de setembro de 2004 a abril de 2006
 
OH-1621LE/59
1420/48  
LA-1418/51 
ATEGO 1718/42 
OH-1628 L/59
1720/48 6X2 
LAK-8/42     
ATEGO 1718/48 
O-500MA 2836  
 
PLAT.O-400RSD BUGGY
L-1620/51 M96 
ATEGO 1725/48
OH-1418 EL/52 
1318/48  
LK-1620/42 ,96 
 
ATEGO 1718/54      
O-500 M1720/48 
1728/30 
L-1620/51 6X2  M96
ATEGO 1725/54      
O-500 R 1830/30 
1728/51   
L1-1620/51 6X2 
ATEGO 1725 A/42 4X4  
O-500 M 1725/30  
1728/51 6X2  
L-1622/51 6x2 
ATEGO 2425/36 6X2  

O-500 M 1726/30  
1728 S/36  
ATEGO 1315/36  
ATEGO 2425/42 6X2     
 
O-500 M 1725/59 
1720 A/42  
ATEGO 1315/42 
ATEGO 2428/48 6X2       
O-500 U 1725/59 
1718 M/36  
ATEGO 1315/48 
ATEGO 2425/54 6X2     
 
OF-1418/52
1720 K/36  
ATEGO 1315/54  
AXOR 2533/36 6X2   
    
OF-1722/59 6X2 
1938 S/33  
ATEGO 1418/36 
AXOR 2533/51 6X2       

O-500 RS 1636/30  
2423 K/36 6X4  
ATEGO 1518/36  
AXOR 2826/48 6X4   
O-500 RS 1836/30  
 2423 B/36 6X4  
ATEGO 1518/48 
AXOR2831/48 6X4     
O-500RSD 2036/30  
L-1218/51 EL  
ATEGO 1518/54  
AXOR 2540/33 6X2     
 
  
O-500 RSD 2236/30
 L-1318/51  
ATEGO1718/36  
AXOR 2544/33 6X2     
 PLAT. O-400 RSE BUGGY 
 L-1418/51 EL
ATEGO 1725/36    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Nº de série dos chassis (não seqüenciais)
de 9BM6933864B391720 a 9BM3840784B483742
 
No comunicado a empresa informa a possibilidade do perfil da rosca estar fora das especificações técnicas ocasionando a diminuição da resistência do conjunto carcaça do eixo traseiro e, como conseqüência, eventual soltura da roda traseira. A DaimlerChrysler disponibiliza o telefone 0800 970 90 90 e o site www.mercedes-benz.com.br.
 
A Fundação Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.
 
30/01/2007
Assessoria de Imprensa /Procon-SP
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania


    
    

     
  
   
      


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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