Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

Pesquisa de páscoa

11/4/2014

Procon-SP encontra diferença de até 160% em ovos de chocolate

Em Campinas, interior de São Paulo, os ovinhos de chocolate ao leite Mini Eggs, 90g da Lacta, foi encontrado por R$12,99 em um estabelecimento e por R$ 4,98 em outro, uma diferença de 160,84%. Na capital a maior diferença encontrada foi de 95,51%. Os ovos Ônibus London da Montevérgine com 154 g foram encontrados por R$13,49 em um estabelecimento e em outro, R$ 6,90.

A pesquisa, feita pela Fundação Procon-SP, foi realizada em 108 estabelecimentos em 17 municípios do interior e na capital entre os dias 1 e 3 de abril.

Comparativo Capital 2013 e 2014

Na comparação de produtos comuns entre as pesquisas de 2013 e 2014 efetuadas no município de São Paulo, constatou-se que houve, em média, acréscimo nos ovos de páscoa de 7,2% e nos bolos de páscoa de 13,2%. O Índice de Preços ao Consumidor – IPC-SP da FIPE, referente ao período de abril de 2013 a março de 2014 registrou uma variação de 4,93%.

Veja nos links as pesquisas na íntegra: São Paulo, Bauru, Caçapava, Campinas, Jacareí, Jundiaí, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. Na realização da pesquisa em Campinas, Jundiaí, Guarujá, Caçapava e Jacareí os Núcleos Regionais do Procon-SP contaram com a parceria dos Procons municipais dessas cidades.

Dicas de compra

O Procon-SP orienta que o consumidor faça uma comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos e também considere a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido.

A numeração apontada na embalagem do ovo não tem relação com a indicação do peso do produto e não é equivalente entre os fabricantes. Ao escolher o ovo, o consumidor deve observar e comparar peso, qualidade e preço.

Embalagens de ovos que contêm brinquedos devem informar a faixa etária a que se destina; identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço); importador (caso o brinquedo seja importado); instruções de uso e de montagem; eventuais riscos que possam apresentar à criança; selo de segurança Inmetro, que indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas. Produtos que não apresentam o selo de certificação do Inmetro não foram testados quanto aos riscos que podem oferecer à criança.

Outras informações importantes que constam da embalagem são: prazo de validade, composição e peso líquido do produto.

11/4/14