Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Ceia de Natal

17/12/2013

Procon-SP encontra diferença de preços de até 182%.
 
Em Sorocaba, interior de São Paulo, um vidro de azeitona verde recheada com pimentão, Raiola, 100gr, custa R$ 3,88 em um estabelecimento e R$10,98 em outro, variação de 182,99%. Na capital a maior diferença foi encontrada na farofa de milho de 500g, da marca Yoki, que custa R$5,78 em um estabelecimento e em outro por R$ 2,49, diferença de R$ 3,29, que representa 132,13%. Esses são destaques da pesquisa feita pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em dez supermercados da capital e 78 em 14 cidades do interior. (veja no final do release os links para os relatórios completos das pesquisas)
 
Comparação 2012/2013
 
Após comparação de produtos comuns entre as pesquisas realizadas neste ano e no ano passado na capital, foram constatadas, em média, as seguintes variações: azeites, 17,07%, bombons, 3,19%; carnes congeladas, -0,47%, cereais e farofas prontas, 11,77%, conservas, 11,46% e panetones, 9,69%. O IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo) da FIPE, referente ao período de dezembro de 2012 a novembro de 2013, registrou uma variação de 4,02%.
 
Na realização da pesquisa em Taubaté, Jundiaí, Jacareí, Campinas, Guarujá e Praia Grande os Núcleos Regionais do Procon-SP contaram com a parceria dos Procons municipais dessas cidades.
 
Veja nos links a seguir os relatórios completos das pesquisas: São Paulo, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Caçapava, Jacareí, Jundiaí, Presidente Prudente, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.
 
Dicas
 
Além de pesquisar preços, é importante que consumidor observe alguns cuidados antes comprar alimentos. Confira as dicas no blog do Procon-SP.
 
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
 
Orientações: 151 (Só para a capital).
 
Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.
 
- Praça do Carmo, S/N, Centro.
 
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
 
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
 
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às quartas-feiras, das 9h às 15h.
 
Fax: (11) 3824-0717.
 
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
Atendimento eletrônico: No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP. O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.
 
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
 
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
 
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br
 
 
17/12/13
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados