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Fundação PROCON SP


Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

SEXTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2014

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Dia dos Pais

2 de AGOSTO de 2013

Pesquisa do Procon-SP encontra diferença de até 149% para o mesmo produto
 
Pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP aponta grande variação de preços entre itens procurados para presentear no Dia dos Pais. A maior diferença foi encontrada no Grill da marca George Foreman, modelo Essentials Jumbo GFHE05 que custa R$ 249,00 em um estabelecimento e por R$ 99,90 em outro. Diferença de R$ 149,10 em valor absoluto.
 
O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 5 de julho, em dez estabelecimentos da capital. Foram pesquisados 34 itens entre grills, barbeadores, máquinas de corte de cabelo, câmeras fotográficas digitais, notebooks e ultrabooks. Veja aqui a pesquisa completa.
 
A diretora de estudos e pesquisas do Procon-SP, Valéria Garcia, recomenda que, antes de comprar o presente, o consumidor faça uma pesquisa em lojas físicas e virtuais, já que os preços e os modelos oferecidos podem variar bastante de um estabelecimento para o outro. “Além dos preços e modelos, também devem ser comparados e avaliados as formas de pagamento, descontos, juros no caso de parcelamento e eventual cobrança de frete” conclui.
 
Também é importante saber que todo eletroeletrônico tem garantia legal, determinada pelo Código de Defesa do Consumidor, de 90 dias. Caso seja oferecida garantia contratual (além da legal), o produto deve ser entregue com um termo, no qual constem todas as condições, prazo e cobertura. No ato da compra, as lojas costumam oferecer a garantia estendida, que é paga e é uma modalidade de seguro, mas, antes de adquirir é fundamental ler atentamente o contrato.
 
Veja aqui no mais dicas de compras.
 
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
 
Orientações: 151 (Só para a capital).
 
Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.
 
- Praça do Carmo, S/N, Centro.
 
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
 
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
 
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.
 
Fax: (11) 3824-0717.
 
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
Atendimento eletrônico: No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço: http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.
 
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
 
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
 
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2/8/2013
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 

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