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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Cesta básica

20/6/2013

De acordo com a Fundação Procon-SP o valor da cesta no município de São Paulo apresentou queda de 1,41% no período de 14 a 20 de junho. De 31 produtos pesquisados, 19 apresentaram queda de preço, de acordo com a pesquisa diária realizada pelo órgão em convênio com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O preço médio, que no dia 13/6 era R$ 382,01 passou para R$ 376,64 em 20/6/13.

Veja aqui a pesquisa completa.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:

Alimentação: -1,77%
Limpeza: -0,52%
Higiene Pessoal: 1,2%

A variação no mês de junho/2013 ficou em -1,71% (base 31/5/13) e nos últimos 12 meses 7,69% (base 20/6/12).

No período de 14 a 20/6/13, os produtos que mais subiram foram:

desodorante spray (embalagem 90-100 ml)
4,26%
ovos brancos (dz)
2,60%
sabonete (unidade 90-100g)
2,44%
salsicha avulsa (kg)
2,30%
queijo muçarela fatiado (kg)
1,09%

As maiores quedas foram:

batata (kg)
-7,37%
açúcar refinado (pacote 5 kg)
-7,13%
extrato de tomate (embalagem 340-350g)
-4,78%
feijão carioquinha (pacote 1 kg)
-4,70%
café em pó papel laminado (pacote 500g)
-4,07%

Dos 31 produtos pesquisados, na variação semanal, nove apresentaram alta, 19 diminuíram de preço e três permaneceram estáveis. Os produtos que mais pressionaram a queda no período, considerando os respectivos pesos na cesta, foram nesta ordem:

batata (kg)
-0,34%
açúcar refinado (pacote 5 kg)
-0,31%
feijão carioquinha (pacote 1 kg)
-0,30%
café em pó papel laminado (pacote 500g)
-0,17%
arroz (pacote 5 kg)
-0,16%

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

20/6/2013

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
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