Orientando o fornecedor

18/6/2013

Neste mês de junho a Fundação Procon-SP visita 12 municípios do interior paulista para orientar fornecedores sobre afixação de preços e fiscalização, de acordo com a legislação vigente.

Equipes dos núcleos regionais distribuirão nos estabelecimentos comerciais material informativo, em especial, a cartilha sobre afixação de preços (veja aqui), elaborada em parceria com a Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio- SP), que detalha a maneira correta de como informar ao consumidor o preço dos produtos e serviços, no interior da loja e nas vitrines, além das formas e condições de pagamento.

Desde maio de 2012, quando se iniciou desta atividade, foram visitados e orientados 6.781 estabelecimentos comercias em 146 municípios do Estado.

Veja a agenda com os dias e municípios que as atividades serão realizadas:

REGIONAL BAURU - Ipaussu ( dias 24 e 25), Gália ( dias 26 e 27) e Fernão ( dia 28)
REGIONAL CAMPINAS - Pirassununga ( dias 24 a 26) e Paulínia ( dias 27 e 28)
REGIONAL PRESIDENTE PRUDENTE - Osvaldo Cruz ( dias 2 4 a 26)
REGIONAL SANTOS - Itariri ( dia 27) e Eldorado ( dia 28)
REGIONAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - Aparecida ( dias 19 a 21) e Guaratinguetá ( dias 24 a 27)
REGIONAL SOROCABA - Itaberá ( dias 25 a 27), e Salto ( dias 25 a 27)

A ação na cidade de Aparecida focará também o Shopping dos romeiros, que fica no complexo do Santuário, tendo em vista que no próximo mês, com a visita do Papa durante a jornada mundial da Juventude, haverá um aumento de consumidores no local.

Núcleos Regionais

Com o objetivo de fortalecer e incrementar a defesa do consumidor nos municípios do Estado de São Paulo, a Fundação Procon-SP criou Núcleos Regionais nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Sorocaba, Santos, São José dos Campos.

O trabalho dos Núcleos é de suporte na fiscalização, palestras e treinamento aos Procons criados por prefeituras, com os quais mantém convênio, além de atividades de orientação financeira, educação para o consumo e orientação ao fornecedor nas cidades.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

19/6/2013