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Cesta básica tem queda

13/6/2013

De acordo com a Fundação Procon-SP o valor da cesta no município de São Paulo apresentou queda de 1,48% no período de 7 a 13 de junho. De 31 produtos pesquisados, 17 apresentaram queda de preço, de acordo com a pesquisa diária realizada pelo órgão em convênio com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O preço médio, que no dia 6/6 era R$ 387,75 passou para R$ 382,01 em 13/6/13.

Veja aqui a pesquisa completa.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:

Alimentação: -1,91%
Limpeza: 1,19%
Higiene Pessoal: -0,22%

A variação no mês de junho/2013 ficou em -0,31% (base 31/5/13) e nos últimos 12 meses 9,98% (base 13/6/12).

No período de 7 a 13/6/13, os produtos que mais subiram foram:

extrato de tomate (embalagem 340-350g)
2,96%
creme dental (tubo 90g)
2,92%
papel higiênico fino branco (pacote 4 un.)
2,11%
cebola (kg)
2,00%
farinha de trigo (pacote 1 kg)
1,90%

As maiores quedas foram:

batata (kg)
-11,25%
desodorante spray (embalagem 90-100 ml)
-4,41%
carne de primeira (kg)
-4,08%
biscoito maisena (pacote 200g)
-3,36%
linguiça fresca (kg)
-3,02%

Dos 31 produtos pesquisados, na variação semanal, 14 apresentaram alta e 17 diminuíram de preço. Os produtos que mais pressionaram a queda no período, considerando os respectivos pesos na cesta, foram nesta ordem:

batata (kg)
-0,57%
carne de primeira (kg)
-0,47%
frango resfriado inteiro (kg)
-015%
carne de segunda s/osso (kg)
-0,12%
ovos brancos (dz)
-0,10%

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

13/6/2013

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
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