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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Cesta básica tem alta

6/6/2013

 
De acordo com a Fundação Procon-SP o valor da cesta no município de São Paulo apresentou alta de 0,95% no período de 31 de maio a 6 de junho. De 31 produtos pesquisados, 21 apresentaram alta de preço, de acordo com a pesquisa diária realizada pelo órgão em convênio com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O preço médio, que no dia 29/5 era R$ 384,09 passou para R$ 387,75 em 6/6/13.

Veja aqui a pesquisa completa.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:

Alimentação: 0,81%
Limpeza: 2,18%
Higiene Pessoal: 1,02%

A variação no mês de junho/2013 ficou em 1,19% (base 31/5/13) e nos últimos 12 meses 12,05% (base 6/6/12).

No período de 31/5 a 6/6/13, os produtos que mais subiram foram:

batata (kg)
8,43%
sabão em barra (unidade)
5,88%
absorvente aderente (pacote 10 unidades)
4,00%
margarina (pote 250g)
3,57%
biscoito maisena (pacote 200g)
3,47%

As maiores quedas foram:

cebola (kg)
-10,91%
alho (kg)
-6,17%
ovos brancos (dz)
-5,01%
linguiça fresca (kg)
-4,90%
frango resfriado inteiro (kg)
-1,75%

Dos 31 produtos pesquisados, na variação semanal, 21 apresentaram alta, oito diminuíram de preço e dois permaneceram estáveis. Os produtos que mais pressionaram a alta no período, considerando os respectivos pesos na cesta, foram nesta ordem:

batata (kg)
0,40%
carne de segunda s/ osso (kg)
0,25%
sabão em barra (unidade)
0,20%
leite em pó integral (embalagem 400-500g)
0,12%
feijão carioquinha (pacote 1 kg)
0,10%

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

6/6/2013

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação



 
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