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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Cesta básica semanal

18/4/2013

De acordo com a Fundação Procon-SP o valor da cesta no município de São Paulo apresentou queda de 0,22% no período de 12 a 18 de abril. De 31 produtos pesquisados, 19 apresentaram queda de preço, de acordo com a pesquisa diária realizada pelo órgão em convênio com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O preço médio, que no dia 11/4/13 era R$ 384,00 passou para R$ 383,15 em 18/04/13.

Veja aqui a pesquisa completa.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:

Alimentação: -0,10%
Limpeza: -0,46%
Higiene Pessoal: -1,14%

A variação no mês de abril/2013 ficou em 0,11% (base 28/03/13) e nos últimos 12 meses 13,12% (base 18/04/12).

No período de 12 a 18/4/13, os produtos que mais subiram foram:

batata (kg)
6,33%
feijão carioquinha (pacote 1kg)
4,33%
alho (kg)
3,88%
linguiça fresca (kg)
2,40%
creme dental (tubo 90g)
1,48%

As maiores quedas foram:

papel higiênico fino branco (pacote 4 un.)
4,20%
desodorante spray (embalagem 90-100 ml)
2,41%
frango resfriado inteiro (kg)
2,12%
arroz (pacote 5 kg)
1,97%
cebola (kg)
1,57%

Dos 31 produtos pesquisados, na variação semanal, 11 apresentaram alta, 19 diminuíram de preço e um permaneceu estável. Os produtos que mais pressionaram a queda no período, considerando os respectivos pesos na cesta, foram nesta ordem:

Arroz (pacote 5 kg)
0,15%
Frango resfriado inteiro (kg)
0,14%
Carne de primeira (kg)
0,13%
Carne de segunda s/ osso (kg)
0,11%
Papel higiênico fino branco (pacote 4 un.
0,10%

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

18/4/2013

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
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