Produtos mais reclamados

12/4/2013

Aparelhos de celular e computadores lideram ranking

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, divulga nesta sexta-feira (12/04) o ranking de produtos mais reclamados pelos consumidores no ano passado e os principais problemas apresentados. O objetivo desse novo ranking é mostrar as dificuldades que o consumidor ainda enfrenta no pós venda e a relevância que esses produtos tem no dia a dia de cada cidadão.

Os itens mais reclamados são: os aparelhos de telefone, com um destaque para os celulares, com total de 7.204 reclamações (18% do total da área de produtos), seguido de computadores, 5.582 (14%); móveis 4.192 (10%); produtos da linha branca – geladeira, fogão, micro-ondas, máquina de lavar - 3.997 (10%) e aparelhos de Tv com 2.689 queixas (7%). Veja aqui a lista completa.

Os aparelhos de telefone, especialmente os celulares, ainda apresentam padrão de qualidade insatisfatório, com a apresentação de defeito de funcionamento (42%) e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores. O problema se agrava com suporte inadequado da pós-venda, pois frequentemente os fabricantes alegam que o defeito ocorreu por mau uso, colocando, assim, a culpa pela falta de qualidade do aparelho no consumidor.

Nos segmentos de linha branca e eletroeletrônicos, os problemas são semelhantes se verificados quanto à qualidade dos produtos. (ruídos excessivos, máquinas de lavar que não centrifugam, entre outros).

Defeitos de funcionamento (42%) e problemas relacionados à entrega (39%) são as principais causas das demandas: os consumidores reclamam de produtos que não foram entregues, ou entregues diferente do que foi contratado. No caso de móveis é frequente sua entrega de forma incompleta (faltando puxadores, cabideiros, gavetas, etc.). Outra reclamação recorrente é a relacionada aos atrasos e problemas na montagem dos móveis adquiridos.

Também cabe destacar as lojas virtuais, que além de não realizar a entrega, se negam ou dificultam o exercício do direito de arrependimento previsto no artigo Código de Defesa do Consumidor.

Importante ressaltar que muitas empresas reclamadas, preocupadas em corrigir falhas e dar maior agilidade e efetividade na solução dos problemas, em resposta às intervenções da Fundação Procon-SP, iniciaram processos de primarização de serviços: SACs, Transporte/Entrega e Interlocução com o órgão de defesa do consumidor. A internalização do tratamento das demandas, já se reflete na diminuição do número de reclamações e melhora nos índices de atendimento aos consumidores junto ao Procon.

Para o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, muitas empresas ainda não se preocupam com o pós-venda, para uma fidelização do cliente. "Na hora da venda tudo funciona muito bem, mas depois, quando o consumidor precisa de uma assistência ou da troca do produto, a empresa mostra dificuldades para atendê-lo".

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.  No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico: No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial

Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br