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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Cesta básica semanal

28/3/2013

 
 
De acordo com a Fundação Procon-SP o valor da cesta no município de São Paulo apresentou queda de 0,23% no período de 22 a 28 de março. De 31 produtos pesquisados, 15 apresentaram queda de preço, de acordo com a pesquisa diária realizada pelo órgão em convênio com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O preço médio, que no dia 21/3 era R$ 383,59 passou para R$ 382,71 em 28/3/13.

Veja aqui a pesquisa completa.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:

Alimentação: -0,50%
Limpeza: 2,00%
Higiene Pessoal: 0,00%

A variação no mês de março/2013 ficou em -0,90% (base 28/2/13) e nos últimos 12 meses em 14,40% (base 28/3/12).

No período de 22 a 28/3/13, os produtos que mais subiram foram:

salsicha avulsa (kg))
4,08%
sabão em barra (unidade)
3,30%
desodorante spray (embalagem 90-100 ml)
2,44%
leite em pó integral (embalagem 400-500g)
2,24%
detergente líquido (embalagem 500 ml)
1,87%

As maiores quedas foram:

açúcar refinado (pacote 5 kg)
4,26%
alho (kg)
3,75%
margarina (pote 250g)
2,86%
papel higiênico fino branco (pacote 4 un.)
2,67%
óleo de soja (900 ml)
2,45%

Dos 31 produtos pesquisados, na variação semanal, 15 apresentaram alta, 15 diminuíram de preço e um permaneceu estável. Os produtos que mais pressionaram a queda no período, considerando os respectivos pesos na cesta, foram, nesta ordem:

 
Açúcar refinado (pacote 5 kg)
-0,21%
Óleo de soja (900 ml)
-0,10%
Frango resfriado inteiro (kg)
-0,09%
Carne de segunda s/osso (kg)
-0,07%
Batata (kg)
-0,07%

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

28/3/2013

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
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