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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Cesta básica semanal

28/2/2013

   

De acordo com a Fundação Procon-SP o valor da cesta no município de São Paulo apresentou alta de 0,24% no período de 22 a 28 de fevereiro. De 31 produtos pesquisados, 11 apresentaram alta de preço, de acordo com a pesquisa diária realizada pelo órgão em convênio com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O preço médio, que no dia 21/2 era R$ 385,26 passou para R$ 386,17 em 28/2/13.

Veja aqui a pesquisa completa.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:

Alimentação: 0,46%
Limpeza: -0,95%
Higiene Pessoal: -0,69%

A variação no mês de fevereiro/2013 ficou em 1,18% (base 31/1/13) e nos últimos 12 meses 14,83% (base 28/2/12).

No período de 22 a 28/2/13, os produtos que mais subiram foram:

frango resfriado inteiro (kg)
5,44%
feijão carioquinha (pacote 1 kg)
4,15%
leite em pó integral (embalagem 400-500g)
3,55%
ovos brancos (dz)
3,29%
biscoito maisena (pacote 200g)
2,13%

As maiores quedas foram:

batata (kg)
6,11%
extrato de tomate (embalagem 340-350g)
5,42%
creme dental (tubo 90g)
2,74%
farinha de mandioca torrada (pacote 500 g)
2,20%
sabão em barra (unidade)
2,15%

Dos 31 produtos pesquisados, na variação semanal, 11 apresentaram alta, 16 diminuíram de preço e quatro permaneceram estáveis. Os produtos que mais pressionaram a alta no período, considerando os respectivos pesos na cesta, foram, nesta ordem:

Frango resfriado inteiro (kg)
0,38%
Feijão carioquinha (pacote 1 kg)
0,21%
Leite em pó integral (embalagem 400-500g)
0,17%
Carne de primeira (kg)
0,12%
Ovos brancos (dz)
0,11%

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

28/2/2013

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