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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Cesta básica

14/2/2013

De acordo com a Fundação Procon-SP o valor da cesta no município de São Paulo apresentou alta de 0,35% no período de 8 a 14 de fevereiro. De 31 produtos pesquisados, 15 apresentaram alta de preço, de acordo com a pesquisa diária realizada pelo órgão em convênio com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O preço médio, que no dia 7/2 era R$ 383,41 passou para R$ 384,76 em 14/2/13.

Veja aqui a pesquisa completa.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:

Alimentação: 0,31%
Limpeza: 1,55%
Higiene Pessoal: -0,50%

A variação no mês de fevereiro/2013 ficou em 0,81% (base 31/1/13) e nos últimos 12 meses 13,65% (base 14/2/12).

No período de 8 a 14/2/13, os produtos que mais subiram foram:

batata (kg)
6,67%
feijão carioquinha (pacote 1 kg)
4,04%
cebola (kg)
2,96%
alho (kg)
2,92%
absolvente aderente (pacote 10 unidades)
2,38%

As maiores quedas foram:

sabonete (unidade 90-100g)
2,33%
linguiça fresca (kg)
2,22%
frango resfriado inteiro (kg)
1,25%
queijo muçarela fatiado (kg)
1,25%
desodorante spray (embalagem 90-100ml)
1,03%

Dos 31 produtos pesquisados, na variação semanal, 15 apresentaram alta, 10 diminuíram de preço e seis permaneceram estáveis. Os produtos que mais pressionaram a alta no período, considerando os respectivos pesos na cesta, foram, nesta ordem:

Batata (kg)
0,24%
Feijão carioquinha (pacote 1 kg)
0,19%
Sabão em barra (unidade)
0,08%
Sabão em pó (pacote 1 kg)                                                       
      0,06%
Café em pó papel laminado (pacote 500g)
0,05%

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

14/2/2013

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
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