Operação Verão 2013

14/2/2013

Fundação Procon-SP autua 138 empresas, de 440 fiscalizadas,
durante operação no litoral do estado.

A operação, que começou no início da temporada em janeiro e foi encerrada em 8 de fevereiro, visitou quiosques, bares, lanchonetes, restaurantes, sorveterias, lojas de artigos moda praia; perfumarias, estabelecimentos de hospedagem, shoppings, cinemas e parques de diversões e demais comércios e serviços para verificar possíveis infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

Em comparação ao ano anterior houve um aumento de 30% no número de empresas fiscalizadas, passando de 337 para 440. Destas, 138 (31%) foram autuadas, uma redução de três pontos percentuais em relação ao ano passado, quando foram autuadas 34% das fiscalizadas. A principal infração encontrada foi a falta ou inadequação da informação de preço, seguida da ausência de exemplar de CDC. Veja aqui a relação das empresas autuadas.

Foram fiscalizados estabelecimentos comerciais sediados nos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Iguape, Ilha comprida, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba. Nas cidades de Santos e Guarujá o trabalho teve apoio dos Procons municipais.

As empresas responderão a processos administrativos autuadas, tem 15 dias para apresentar defesa e podem ser multadas em valores entre R$ 450 e R$ 6,5 milhões.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas : Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior , o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com .br