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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Cesta básica semanal

7/2/2013

 

De acordo com a Fundação Procon-SP, o valor da cesta no município de São Paulo apresentou alta de 0,46% no período de 1 a 7 de fevereiro. De 31 produtos pesquisados, 18 apresentaram alta de preço, de acordo com a pesquisa diária realizada pelo órgão em convênio com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O preço médio, que no dia 31/1 era R$ 381,66 passou para R$ 383,41 em 7/2/13.

Veja aqui pesquisa completa.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:

Alimentação: 0,64%
Limpeza: 0,26%
Higiene Pessoal: -1,08%

A variação no mês de fevereiro/2013 ficou em 0,46% (base 31/1/13) e nos últimos 12 meses 13,00% (base 7/2/12).

No período de 1 a 7/2/13, os produtos que mais subiram foram:

batata (kg)
15,77%
cebola (kg)
5,56%
farinha de trigo (pacote 1 kg)
3,72%
macarrão c/ ovos (pacote 500g)
3,31%
sabonete (unidade 90-100g)
2,38%

As maiores quedas foram:

papel higiênico fino branco (pacote 4 un.)
5,35%
café em pó papel laminado (pacote 500g)
2,49%
salsicha avulsa (kg)
2,11%
arroz (pacote 5 kg)
1,75%
sabão em barra (unidade)
1,12%

Dos 31 produtos pesquisados, na variação semanal, 18 apresentaram alta, 10 diminuíram de preço e três permaneceram estáveis. Os produtos que mais pressionaram a alta no período, considerando os respectivos pesos na cesta, foram, nesta ordem:

Batata (kg)
0,49%
Frango resfriado inteiro (kg)
0,10%
Ovos brancos (dz)
0,06%
Farinha de trigo (pacote 1 kg)
0,06%
Macarrão c/ ovos (pacote 500g)
0,05%

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

7/2/2013

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação




 
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