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Cesta básica semanal

31/1/2013

  

 
De acordo com a Fundação Procon-SP o valor da cesta no município de São Paulo apresentou queda de 0,53% no período de 28 a 31 de janeiro. De 31 produtos pesquisados, 11 apresentaram alta de preço, de acordo com a pesquisa diária realizada pelo órgão em convênio com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O preço médio, que no dia 24/1 era R$ 383,70 passou para R$ 381,66 em 31/1/13.

Veja aqui pesquisa completa.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:

Alimentação: -0,36%
Limpeza: -1,70%
Higiene Pessoal: -0,95%

A variação no mês de janeiro/2013 ficou em 1,17% (base 27/12/12) e nos últimos 12 meses 12,96% (base 31/1/12).

No período de 28 a 31/1/13, os produtos que mais subiram foram:

salsicha avulsa (kg)
3,12%
feijão carioquinha (pacote 1 kg)
2,07%
leite em pó integral (embalagem 400-500g)
1,60%
frango resfriado inteiro (kg)
1,47%
macarrão com ovos (pacote 500g)
1,34%

As maiores quedas foram:

batata (kg)
8,31%
cebola (kg)
4,00%
sabão em barra (unidade)
2,20%
sabão em pó (pacote 1 kg)
1,83%
arroz (pacote 5 kg)
1,81%

Dos 31 produtos pesquisados, na variação semanal, 11 apresentaram alta, 17 diminuíram de preço e três permaneceram estáveis. Os produtos que mais pressionaram a queda no período, considerando os respectivos pesos na cesta, foram, nesta ordem:

Batata (kg)
-0,28%
Carne de primeira (kg)
-0,15%
Arroz (pacote 5 kg)
-0,15%
Sabão em barra (unidade)
-0,21%
Sabão em pó (pacote 1 kg)
-0,07%

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

31/1/2013

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