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Hyundai realiza recall

28/1/2013

Atendendo a notificação do Procon-SP, Hyundai realiza recall de veículos Veloster por problema no vidro do teto solar.
 
A Caoa Montadora de Veículos S.A, importadora e distribuidora oficial da marca Hyundai no Brasil, convocou, nesta segunda-feira (28/1), os proprietários dos veículos Hyundai Veloster equipados com teto solar, identificados pelos números de chassis de KMHTC61CBCU040341 a KMHTC61CBCU053122 e de KMHTC61CBDU054386 a KMHTC61CBDU070223, fabricados entre o período de 1/11/2011 a 17/4/2012, para comparecer, a partir de 30 de janeiro, à rede de concessionárias da marca para inspeção e eventual substituição do vidro do teto solar.
 
Em 20 de dezembro a empresa foi notificada pelo Procon-SP a prestar esclarecimentos sobre a realização de campanha de chamamento dos proprietários destes veículos comercializados nos EUA, provenientes da Coréia do Sul. A intenção do órgão era saber se havia veículos comercializados no Brasil que estivessem envolvidos no recall.

 
No comunicado a empresa informa ter constatado falha intermitente do robô durante o processo de movimentação da peça que pode ter avariado o vidro antes da montagem. Nestas condições, o vidro do teto solar poderá trincar durante o movimento do veículo, ou mesmo estacionado, podendo seus estilhaços provocar ferimentos aos ocupantes, ou até mesmo acidentes.

 
A Caoa alerta para que o vidro do teto solar não seja aberto até que seja inspecionado e que a cortina interna desse item seja mantida fechada. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 55 95 45 e o site www.hyundai-motor.com.br.
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: "O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
Conforme determina a Portaria Conjunta 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
Os consumidores que passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
Orientações - 151 (Só para a capital)
Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
- Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone 0800-772-3633.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone 0800-772-3633.
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas- Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
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Dicas de consumo e outras orientações no blog http://educaproconsp.blogspot.com/.
28/1/2013

 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
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