Pesquisa material escolar

17/1/2013

Material escolar apresenta diferença de preço de até 450%.

Pesquisa de preço de material escolar realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em 78 estabelecimentos, na capital e no interior, detectou diferença de preço de 450% para um mesmo produto. Na capital, onde foram pesquisados 195 itens, uma borracha látex (branca) que custava R$ 0,40 em um estabelecimento foi encontrado por R$ 2,20 em outro.

No interior a maior diferença foi encontrada em Jundiaí, onde uma c aneta esferográfica ponta fina 0,7 que custava R$ 0,85 em um estabelecimento foi encontrado por R$ 4,50 em outro, diferença de 429%.

Segundo a diretora de estudos e pesquisa da Fundação Procon-SP, Valéria Garcia, na busca pelo menor preço é importante que o consumidor não se esqueça de verificar a qualidade e procedência dos produtos, evitando a compra em vendedores ambulantes. "o preço pode ser menor, mas não emissão de nota fiscal e muitas vezes os produtos não possuem certificação do órgão responsável".

Veja nos links abaixo as pesquisas na integra.

Nos municípios de Campinas, Jundiaí, Taubaté e Jacareí, a pesquisa foi realizada em conjunto com os Procons municipais.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

17/1/2013