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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Cesta básica dezembro

15/1/2013

Pesquisa da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, constatou que, em dezembro, o valor da cesta básica paulistana teve alta de 1,34%. O levantamento, feito em convênio com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revela que o preço médio que no dia 30/11/12 era R$ 372,27 passou para R$ 377,26, em 27/12/12.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações:
Alimentação = 1,21%
Limpeza = 2,57%
Higiene Pessoal = 1,27%

A variação no ano é de 8,64% (base 28/12/2011), e nos últimos 12 meses, de 9,15% (base 27/12/2011). O último recorde da cesta básica desde o Plano Real foi de R$ 378,49 em 13/12/2012.

No período de 3/12 a 27/12/12, os produtos que mais subiram foram:

macarrão c/ovos (pacote 500 kg)
7,69%
feijão carioquinha (pacote 1 kg)
7,42%
batata (kg)
6,25%
cebola (kg)
6,07%
frango resfriado inteiro (kg)
4,38%

As maiores quedas foram:

carne de segunda s/osso (kg)
3,66%
alho (kg)
2,83%
papel higiênico fino branco (pac 4 un.)
2,16%
carne de primeira (kg)
1,27%
óleo de soja (900 ml)
1,16%


Na variação mensal, dos 31 produtos pesquisados, 23 apresentaram alta, sete diminuíram de preço e um permaneceu estável.

Os produtos que mais pressionaram (positiva e negativamente) no período, considerando-se os respectivos pesos na cesta, foram nesta ordem:

- Feijão carioquinha (pacote 1 kg) 0,31%
- Frango resfriado inteiro (kg) 0,30%
- Café em pó papel laminado (pacote 500 g) 0,18%
- Arroz (pacote 5 kg) 0,17%
- Batata (kg) 0,16%
- Carne de segunda s/ osso (kg) -0,44%
- Carne de primeira (kg) -0,16%
- Papel higiênico fino branco (pacote 4 un.) -0,05%
- Óleo de soja (900 ml) -0,05%
- Alho (kg) -0,02%

Veja aqui os dados e a análise completa dos diferentes comportamentos de preços.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

15/1/2013

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
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