Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

QUARTA-FEIRA, 27 DE AGOSTO DE 2014

Pesquisa ceia de Natal

17 de DEZEMBRO de 2012

Procon-SP encontra diferença de preços de até 273%.

Em Jacareí, interior de São Paulo, um panetone Alpino, 750g, da Nestlé, custa R$ 14,20 em um estabelecimento e R$ 52,99, variação de 273,17%. Na capital, O quilo do peito de peru com aroma manteiga e erva (preço por quilo) Seara, que custa R$ 12,58 em um estabelecimento, foi encontrado por R$ 29,95 em outro, diferença de R$ 17,37, o que significa variação de 138%. (veja no final do release os links para os relatórios completos das pesquisas)

Esses são destaques da pesquisa feita pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em dez supermercados das nas zonas norte, sul, leste e oeste, além do centro, da cidade de São Paulo e em treze municípios do Estado, em novembro.

Ao comparar produtos comuns entre esta pesquisa e a de 2011, foram constatadas, em média, variações para cima em itens como caixa de bombons (18,61%), cereais e farofas prontas (18,12%); conservas (20,28%), frutas em calda (5,44%), e panetones, chocotones e bolos de Natal (7,21%).

O Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo (IPC-SP) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) entre o período de dezembro de 2011 a novembro de 2012, registrou variação de 4,93%.

Na realização da pesquisa em Campinas, Jacareí, Taubaté e Caçapava, os Núcleos Regionais do Procon-SP contaram com a parceria dos Procons municipais dessas cidades.

Veja nos links a seguir os relatórios completos das pesquisas: São Paulo , Bauru , Baixada Santista , Caçapava , Campinas , Jacareí , Presidente Prudente , São José dos Campos , Sorocaba e Taubaté .

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico : No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

17/12/2012

Fundação PROCON SP - Todos os direitos reservados