Observatório Social

16/11/2006

Procon-SP promove II Fórum do Observatório Social das Relações de Consumo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu na última quinta-feira, 09/11, o II Fórum do Observatório Social das Relações de Consumo. O objetivo do evento foi avaliar as experiências articuladas durante o ano por todos os parceiros do órgão, bem como demonstrar as ações para o desenvolvimento das atividades do projeto, que permite o acompanhamento e a execução de políticas das relações de consumo nos municípios de forma integrada, no âmbito individual, coletivo e difuso.

A abertura foi feita por Marli Aparecida Sampaio, diretora executiva do Procon-SP, que demonstrou a satisfação do órgão em coordenar um projeto vitorioso e, com público expressivo, seletivo e capacitado. Também estiveram no evento representantes do Ministério da Justiça, do Ministério Público Estadual, da Procuradoria Geral do Estado, do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), estudantes e professores universitários, dirigentes de Procons municipais, lideranças comunitárias e demais integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

O pró-reitor comunitário da Universidade São Francisco, Evandro Luís Ribeiro, expôs o tema “A extensão Comunitária e Acadêmica e o Projeto Observatório Social das Relações de Consumo”, que ressaltou a responsabilidade social das instituições de ensino frente a nossa realidade econômica e, ainda, exemplificou modelos de atuação da universidade nas comunidades carentes.

Em seguida, Roberta Scatolini, do Instituto Paulo Freire, apresentou o tema “Conhecimento Popular”. Além de expor os trabalhos desenvolvidos pelo educador, apresentou de modo bastante enfático a importância da atuação nas comunidades – nos moldes do que ocorre com o projeto Observatório Social – para que o indivíduo conheça e exerça sua cidadania e, assim, fortaleça seu desempenho frente às necessidades que lhe são apresentadas no dia-a-dia.
No período da tarde, Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, da Universidade de São Paulo, abordou o tema “Produção de Relatórios e Aplicação de Pesquisas”. Ressaltou a importância da integração interdisciplinar para que as pesquisas sejam elaboradas e resultem em ações concretas que possam trazer os benefícios almejados.

A coordenadora do Observatório Social na Universidade São Francisco, professora Viviane Mestre, que atua no Jardim Carumbé, em São Paulo, apresentou os resultados de uma pesquisa realizada no local, para demonstrar a viabilidade do projeto, na prática. A pesquisa elaborada pelos estudantes servirá de base para a busca de melhorias no serviço de fornecimento de energia elétrica para o bairro.

Todas as palestras foram sempre seguidas de debates a fim de elucidar eventuais dúvidas e trazer à discussão as experiências vivenciadas ao longo do ano.

16/11/06
Assessoria de Imprensa / Procon-SP