Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Juros Bancários

14/11/2012

Pesquisa do Procon-SP revela que taxa média de cheque especial e empréstimo pessoal tiveram redução

Pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, detectou pequenas quedas na taxa média dos juros em relação ao mês anterior. No estudo feito em 5 de novembro, o empréstimo pessoal e o cheque especial mostraram decréscimo de 0,01 e 0,08 ponto percentual, respectivamente, na taxa média. O empréstimo passou de 5,36% ao mês (a.m.) para 5,35%, e o cheque especial de 8% a.m para 7,92%.
 
Neste mês, a pesquisa constatou novamente queda das taxas médias analisadas. Dos sete bancos pesquisados, três reduziram suas taxas de empréstimo pessoal e quatro reduziram suas taxas do cheque especial.
 
Para a diretoria de estudos e pesquisas do Procon-SP, Valéria Rodrigues Garcia, apesar de alguns  bancos terem baixado os juros, a contratação de crédito deve ser planejada e as parcelas do empréstimo computadas no orçamento de modo que não inviabilize o pagamento de outras despesas. "É importante também evitar a contratação de várias modalidades de financiamento ao mesmo tempo, fato que pode levar à inadimplência", conclui.
 
Procon-SP tem em seu site, www.procon.sp.gov.br, uma ferramenta para calcular o custo total do empréstimo ou financiamento. Clique aqui e calcule o Custo Efetivo Total (CET).
 
Veja aqui análise completa e os dados da pesquisa de novembro de 2012.
 
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
 
Orientações: 151 (Só para a capital).
 
Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.
 
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
 
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
 
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
 
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é as segundas-feiras, das 9h às 15h.  No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. Veja os endereços aqui.
 
Fax: (11) 3824-0717.
 
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP. O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.
 
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
 
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br
 
14/11 /2012
Assessoria de Comunicação
Fundação Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados