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Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Bancos autuados

14/11/2012

Fundação Procon-SP fiscalizou 116 agências bancárias e autuou 21 por tempo excessivo de demora no atendimento aos clientes durante a " Operação Fila em Banco " , realizada em setembro deste ano. Bradesco foi a instituição com o maior número de agências autuadas (10), seguido por CEF (5), Santander (3), Banco do Brasil (2) e HSBC, com uma agência (veja mais aqui). Veja aqui a relação dos bancos autuados.

Os fiscais avaliaram a quantidade de guichês disponíveis, caixas em funcionamento, quantidade de consumidores na fila, terminais existentes e em operação no autoatendimento e presença de orientadores nos caixas eletrônicos. A operação foi feita em dias de pico e de movimento normal nos bancos.

Segundo o diretor de Fiscalização do Procon-SP, Márcio Marcucci, além do que determina o Código de Defesa do Consumidor, os fiscais também se basearam no compromisso assumido pelos bancos com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que estabelece 30 minutos como tempo máximo de espera pelo atendimento em guichês, no período de mais movimento nas agências, de 1º a 10 de cada mês.

Os bancos autuados responderão a um processo administrativo, e podem receber multas de valor entre R$ 450 e R$ 6,5 milhões.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é as segundas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço : http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo .

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br .

14/11 /2012

Assessoria de Comunicação
Fundação Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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