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13º salário

9/11/2012

Blog do Procon-SP orienta consumidor

A chegada do 13º salário é uma boa oportunidade para que o consumidor salde dívidas, planeje as compras de fim de ano ou poupe. O Blog “Educa Procon” dá algumas dicas de como esse reforço no orçamento pode ser usado de forma positiva.
 
Pagamento de dívidas
 
A dica do Procon-SP é que, ao receber o 13º, o consumidor procure pagar contas atrasadas e guardar o suficiente para quitar as dívidas do início do próximo ano que vem.
 
Para isso é importante:
 
· Listar todas as dívidas, como  com cartão de crédito, cheque especial, empréstimo, financiamento, dentre ou;
 
· Aproveitar  campanhas de renegociação e quitação de dívidas;
 
· Priorizar as dívidas que cobram juros mais elevados, como cartão de crédito e cheque especial;
 
· Antecipar o pagamento de prestações como, por exemplo, as de empréstimo e financiamento, aproveitando o desconto proporcional de juros. Adiantar o pagamento pode ser mais vantajoso que aplicar o valor em caderneta de poupança para o pagamento de futuras parcelas;
 
· Aproveitar os descontos para pagamento à vista do IPTU e IPVA, podem ser mais vantajosos que pagar em parcelas;
 
· Lembrar de despesas inadiáveis , como  matrícula e material escolar.
 
· Reservar o valor correspondente à renovação do seguro do automóvel. Caso não seja possível o pagamento total à vista, reserve, ao menos, o valor para pagamento da primeira parcela.
 
Gastos do final de ano
 
Com um valor a mais no bolso, muita gente aproveita para realizar sonhos de consumo, como viagem de férias e presentes para parentes e amigos. Mas, antes de gastar o consumidor:
 
· Listar todas as despesas do mês e as que envolvem as festas de final de ano, como  ceia de Natal, roupa, presentes, e cabeleireiro, dentre outros. Relacionar as pessoas que pretende presentear e estipular valor máximo para os itens.
 
· Evitar financiamentos, compras parceladas no cartão de crédito e cheques pré-datados. Se não for possível pagar tudo à vista, é bom ter cuidado e verificar o valor da parcelas e taxa de juros cobrada.
 
Viajar ou poupar
 
· Ao agendar viagem de, o consumidor precisa calcular os possíveis gastos com hospedagem, passagens, alimentação, seguro viagem, aluguel de automóvel, combustível, pedágios, passeios, lembranças, dentre outros.
 
· Se decidir investir o 13º salário, ou parte dele, é bom analisar as aplicações disponíveis no mercado, levando em consideração o período em que deseja usar o dinheiro, o tempo necessário para capitalizar (juntar) a importância desejada, a rentabilidade oferecida e o risco do investimento escolhido. A boa e velha caderneta de poupança pode ser uma opção interessante.
 
Antecipação do 13º
 
Alguns bancos oferecem a possibilidade de antecipação do 13º salário. Mas o Procon-SP alerta:
 
· Trata-se, na verdade, de um empréstimo que tem como garantia o 13º salário. Por isso é importante não utilizar esse recurso desnecessariamente.
 
· Só é interessante para quem pretende quitar dívidas que possuem juros altos, como é o caso do cartão de crédito e do cheque especial, por exemplo;
 
· As taxas de juros podem variar de um banco para o outro e, por ser uma operação de crédito, envolve outras tarifas e  impostos. A dica é pesquisar;
 
· Buscar informações mo Banco Central do Brasil, pelo telefone 0800-979-2345 ou pelo site www.bcb.gov.br para saber quais instituições financeiras estão autorizadas a realizar empréstimos.
 
Orientações: 151 (Só para a capital).
 
Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.
 
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
 
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
 
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
 
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.  No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h.
 
Fax: (11) 3824-0717.
 
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
 
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br
 
09/11 /2012
Assessoria de Comunicação
Fundação Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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