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Recall Jeeps DaimlerChrysler

13/11/2006

Procon-SP orienta sobre os direitos dos consumidores

A DaimlerChrysler do Brasil Ltda convocou, nesta sexta-feira (10/11), os proprietários dos veículos da marca Jeep Cherokee Sport ano/modelo 2002 a 2006 e Jeep Grand Cherokee ano/modelo 2000, com as desconformidades abaixo relacionadas, a contatarem imediatamente a empresa para verificar se o seu veículo é objeto desta campanha de recall. Em caso positivo, o proprietário deverá agendar com um concessionário Jeep data e local para solucionar as desconformidades.
 
Jeep Cherokee Sport ano/modelo 2002 a 2006

A empresa esclarece que pode ocorrer um desgaste acentuado das juntas esféricas inferiores dos braços da suspensão dianteira, que provoca a soltura dessas juntas e, conseqüentemente, a perda da dirigibilidade. Para solucionar tal problema, será instalado, gratuitamente, um defletor de calor nas juntas, bem como substituídas as articulações esféricas.
 
Jeep Grand Cherokee ano/modelo 2000

A empresa esclarece que as pás do ventilador elétrico do radiador podem se romper e, assim, causar danos ao radiador e/ou aquecimento do motor. Caso isso ocorra enquanto o motor estiver ligado e com o capô aberto, poderão ser causadas lesões às pessoas que se encontrarem próximas ao veículo. Para solucionar tal problema, o ventilador elétrico do radiador será substituído gratuitamente. No comunicado, a empresa disponibiliza o telefone 0800 703 7150 e o site www.jeep.com.br.
 
A Fundação Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: "O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.
 
13/11/06
Assessoria de Imprensa /Procon-SP
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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