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Recall Harley-Davidson

29/10/2012

Empresa convoca proprietários de motocicletas

Motivo da convocação é um problema no conjunto de suporte da placa de identificação
 
A Harley-Davidson do Brasil Ltda. convocou, nesta segunda-feira (29/10), os proprietários das motocicletas VRSC™, modelos Night Rod® Special e V-Rod® 10th Anniversary Edition, ano de fabricação 2012, com chassis abaixo listados, a comparecerem a uma concessionária da marca para substituição dos parafusos da parte dianteira do conjunto do suporte da placa de identificação por novos com arruelas e trava roscas e reinstalação dos parafusos da parte traseira com aplicação de trava roscas.  
 
Chassis não sequenciais
9321HHHJOCD802158 a 9321HHHJ9CD809027;
9321HHHJXCD803771 a 9321HHHJXCD809022;
9321HHHKOCD802167 a 9321HHHK9CD808162;
9321HHHKXCD801169 a 9321HHHKXCD807862;
5HD1HHHC1CC800035 a 5HD1HHHDOCC800830
 
No comunicado a empresa informa que em decorrência de uma possível instalação incorreta, o conjunto do suporte da placa de identificação fixado no para-lama traseiro poderá se soltar, permitindo eventual contato com o pneu. O contato com o pneu traseiro pode fazer com que esse suporte gire e atinja a linha de freio, afetando o desempenho de frenagem da motocicleta com risco de acidentes para o motociclista e terceiros.
 
Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 724 1188 e o site www.harley-davidson.com.br.

Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme determina a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:

Orientações - 151 (Só para a capital).
 
Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local. Telefone 0800-772-3633.

Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
 
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.

Fax - (11) 3824-0717.

Cartas- Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

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29/10/2012
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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