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Mercedes-Benz comunica recall

11/10/2012

  
Mercedes-Benz comunica recall de chassis para ônibus
por problema na suspensão traseira

Procon-SP orienta sobre os direitos do consumidor

A Mercedes-Benz do Brasil Ltda. convocou, em 11 de outubro, os proprietários dos chassis para ônibus OF1722 Euro 3 e OF1721 Euro 5, fabricados no período novembro de 2010 a dezembro de 2011, abaixo relacionados a comparecerem a uma concessionária da marca para verificação dos componentes da suspensão traseira e, se necessário, substituição dos grampos de mola da suspensão, desde que pelo menos um dos grampos seja o original de fábrica.

Modelos:
Chassis para ônibus OF1722 Euro 3 e OF1721 Euro 5
Chassis (não sequenciais)
De 9BM384078BB757914 a 9BM384078CB848115

No comunicado a empresa informa que a alta velocidade das máquinas na linha de produção pode ter provocado um alongamento nos grampos de mola, o que pode causar a perda de torque e a quebra dos mesmos. A quebra dos grampos de mola e eventual desprendimento do eixo poderá ocasionar acidentes e danos físicos aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.
A empresa disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br para mais esclarecimentos.
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
Conforme determina a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
Orientações - 151 (Só para a capital)
Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
- Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone 0800-772-3633.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone 0800-772-3633.
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas- Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
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Dicas de consumo e outras orientações no blog http://educaproconsp.blogspot.com/.
11/10/2012

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
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