Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Governador inaugura Núcleo

4/10/2012

Governador Geraldo Alkmin inaugura, nesta sexta-feira (5/10), às 10h, à Rua Barra Funda, 1032, o Núcleo de Tratamento de Superendividamento da Fundação Procon-SP. no local, funcionará o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), para atender consumidores com dificuldades de solucionar problemas com dívidas.

A cerimônia será na sede do Núcleo, com a presença da secretária da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda, e do diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes. O desembargador Ivan Ricardo Garísio Sartori e o juiz Ricardo Pereira Júnior, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ) também participam do evento.

Em parceria com o TJ o projeto funcionou como piloto no ano passado, conseguindo atender a 288 consumidores superendividados. Agora será permanente, com a expectativa de atender a 120 pessoas por mês.

O programa inicia com uma triagem do consumidor no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) do TJ, sediado na Rua Barra Funda, 930, 2º andar, e segue com palestras de orientação financeira até a negociação com os credores, mediado por um conciliador do Cejusc.

Segundo Paulo Arthur Góes, o programa procura auxiliar o consumidor de forma completa e inclui educação para o consumo no atendimento. "O objetivo é ajudar não só na solução do principal problema do consumidor que não consegue pagar as dívidas e tem prejuízo, inclusive, para seu sustento e o de sua família, mas também orientá-lo para que, a partir do caso resolvido, consiga manter o controle e a boa administração das contas".

Projeto piloto

O PAS é a versão permanente do projeto piloto realizado no ano passado pelo Procon-SP, no qual participaram 288 consumidores em situação de superendividameto. Em seis meses houve orientação financeira, palestras e e audiência com credores para renegociação das dívidas. Veja aqui mais informações sobre o PAS.

Segundo dados do trabalho, a faixa etária mais endividada está entre os 41 a 50 anos, com média de 4,6 contratos e 42,71% tem a faixa de renda de até R$ 1 mil. Das 966 audiências 31% dos credores e 4% dos devedores se ausentaram. Dos acordos que deram certo, 79% geraram dívidas parceladas e 19% foram quitadas à vista. Veja aqui o resultado do projeto na íntegra.
 
4/10/2012
Assessoria de comunicação
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados