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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Recall Chrysler

30/8/2012

 

Jepp Wrangler

A Chrysler Group do Brasil convocou, em 30 de agosto, os proprietários dos veículos Jeep Wrangler, ano/modelo 2010/2010, a comparecerem a uma concessionária da marca para substituição da travessa de proteção da transmissão automática.

No comunicado a empresa informa que em certas condições de rodagem, pode haver o acúmulo de detritos na travessa de proteção da transmissão que, em contato com o catalisador, poderá inflamar, causando fogo sob o veículo sem prévio aviso.

A empresa disponibiliza o telefone 0800 703 7150 e o site www.jeep.com.br para identificar se o número de seu veículo esta envolvido e dema is esclarecimentos.

Dodge Ram

A Chrysler Group do Brasil Comércio de Veículos Ltda. convocou, em 30 de agosto, os proprietários dos veículos Dodge Ram, fabricados entre 2005 e 2009, a comparecerem a uma concessionária da marca para inspeção dos terminais de direção da suspensão dianteira e torque do parafuso da barra estabilizadora. Caso necessário, um novo terminal de direção será instalado, além da conferência do torque do parafuso da barra estabilizadora.

No comunicado a empresa informa que em certas condições de rodagem, caso os ângulos de convergência dos terminais de direção estejam fora de especificação, poderá ocorrer a fratura do terminal de direção do lado esquerdo, resultando na perda do controle da direção, podendo causar acidente sem prévio aviso. Além disso, os veículos podem conter um parafuso com torque incorreto na barra estabilizadora, o que poderá resultar em ruído.

A empresa disponibiliza o telefone 0800 730 7060 e o site www.picapesram.com.br para identificar se o número de seu veículo esta envolvido e dema is esclarecimentos.
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que:O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
Conforme determina a Portaria Conjunta 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
Os consumidores que passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:
Orientações - 151 (Só para a capital)
Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
- Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone 0800-772-3633.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone 0800-772-3633.
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas- Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
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Dicas de consumo e outras orientações no blog http://educaproconsp.blogspot.com/.
30/8/2012

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação









 
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