Orientação ao fornecedor

30/8/2012

Neste sábado (1º/9), a partir das 10h, equipe da Fundação Procon-SP,   visita o comércio varejista de São Luiz do Paraitinga, para levar orientação aos comerciantes sobre a lei que rege a defesa do consumidor. A ação faz parte da Jornada da Cidadania, promovida no sábado pela SJDC (veja aqui o evento completo)

Durante a operação, a equipe, formada por servidores do Núcleo Regional do Procon-SP em São José dos Campos, distribui aos varejistas a cartilha Afixação de preços e fiscalização , elaborada em parceria com a Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio) e tira dúvidas sobre o tema.

A cartilha ( veja aqui ) foi preparada a partir de dúvidas dos próprios comerciantes e conta com explicações, como a forma em que a informação do preço deve estar exposta no estabelecimento, como afixar os preços por código de barras, cuidados durante a montagem, rearranjo ou limpeza da vitrine e da loja e condutas proibidas, dentre outras.

Segundo o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a a ção é educativa e preventiva. “Essa é uma boa chance para que os comerciantes conheçam melhor a lei e corrijam as falhas. Assim ganham todos.: o consumidor que não é prejudicado e o estabelecimento que não é autuado pela fiscalização .

Desde maio, o Procon-SP visitou 2.051 estabelecimentos comerciais de 48 municípios do Estado de São Paulo.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital)

Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.

- Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone: 0800-772-3633.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633.

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633.

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.

Por fax: (11) 3824-0717.

Por cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.

30/8/2012