Conferência de Procons

30/8/2012

Com presença da secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa de Sousa Arruda, a Fundação Procon-SP participa, nesta sexta-feira (31/8), às 9h, da Conferência Intermunicipal de Procons do Estado de São Paulo, à Avenida Ramiro Colleoni, 5, Centro de Santo André, município da Grande São Paulo. Foram convidados 254 Procons municipais.

Além do diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o evento promovido pelo Consórcio Municipal do Grande ABC, formado por cinco municípios da região, conta também com a presença de Juliana Pereira da Silva, secretária Nacional de Defesa do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça.

Na abertura, Góes aborda o trabalho do órgão enquanto coordenador e executor da política estadual de proteção e defesa do consumidor, com enfoque ao programa de municipalização, no suporte técnico dado aos Procons municipais conveniados e no trabalho efetuado para melhorar a estrutura desses órgãos.

O Procon-SP mantém parceria com órgãos de defesa do consumidor criados por prefeituras de 251 municípios, atingindo 87% da população do Estado. em 2011, esses Procons atenderam a 1.697.807 consumidores e conseguiram 93,13% de resolução na fase preliminar, quando o órgão pede ao fornecedor solução para a queixa registrada.

No período da tarde, os participantes discutem os temas " O papel da união, estados e municípios na institucionalização dos órgãos de defesa do consumidor "; " Perfil profissional dos agentes que atuam nos órgãos de defesa dos consumidores " e " Financiamento e fomento para aprimoramento dos mecanismos de articulação e cooperação entre os Procons " , encerrando o evento com aprovação de propostas.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital)

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

- Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.

Por fax: (11) 3824-0717.

Por cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp.
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial.
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.

30/8/2012