Encontro em Marília

30/5/2012

Comércio eletrônico é tema do 1º Encontro Regional de Defesa do Consumidor

Comércio Eletrônico será tema principal do
 evento organizado pela Fundação Procon-SP

Nesta sexta-feira (1º/6), Paulo Arthur Góes, diretor executivo da Fundação Procon-SP  estará em Marília para promover o 1º Encontro Regional de Defesa do Consumidor, que terá como tema principal o comércio eletrônico. O evento será realizado às 19h, no Senac, auditório da reitoria da Universidade de Marília, à Avenida Hygino Muzzi Filho, 1001.

Segundo Paulo Arthur, problemas com as compras pela internet têm gerado muitas reclamações, por isso o tema deve ser destacado em discussões entre os órgãos de defesa do consumidor.  Em 2011, o Procon-SP registrou aumento de 86% das queixas sobre comércio eletrônico e os principais problemas são a falta ou atraso na entrega dos produtos e itens com defeito. Por isso, precisamos reforçar a fiscalização e alertar o consumidor para os riscos de ser lesado nesse tipo de negócio", explica.

O diretor executivo da Fundação Procon-SP informa que no site do órgão há uma lista de sites que geraram reclamações, porém seus responsáveis não foram encontrados para solucionar os problemas do consumidor, depois de várias tentativas do órgão. Veja aqui a lista de sites.

Dentre os convidados para o Encontro estão autoridades do município, dirigentes de Procons municipais, representantes do Ministério Público, entidades civis ligadas à defesa dos direitos do consumidor, advogados, estudantes universitários e o público em geral.

Encontro regional

O primeiro compromisso de Paulo Arthur, ao lado da diretora de Relações Institucionais do Procon-SP, Regina Lundardelli, a 3ª Reunião Regional com Procons das regiões de Marília e Bauru está marcado para as  9h30, no auditório Octávio Lignelli, à Avenida Sampaio Vidal, 245, entrada pela Biblioteca, centro.  Na pauta estão assuntos como cobrança da tarifa de cadastro e portabilidade crédito, além da programação de cursos para coordenadores e de educação financeira.

Para a reunião foram convidados os coordenadores dos Procons municipais das cidades de Agudos, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Bocaina, Dois Córregos, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Macatuba, Pederneiras, Assis, Bastos, Cândido Mota, Garça, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Marília, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Pompéia, Quatá e Rinopolis.

A Fundação Procon-SP, órgão estadual de defesa do consumidor, contra com seis núcleos regionais (Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Santos, São José dos Campos e Sorocaba), e tem convênio firmado com 16 Procons criados por prefeituras na região de Marília e com 12 na região de Bauru, para oferecer suporte técnico, reforçar fiscalização e distribuir material educativo.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital)

Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local. Telefone: 0800-772-3633.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial.
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.

30/5/2012