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Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Serviços de lavanderia

21/5/2012

Procon-SP alerta sobre os cuidados antes de contratar e orienta sobre os direitos de consumidor

Saiba quais os cuidados básicos devem ser tomados para evitar problemas na hora de usar os serviços de lavanderia e não correr o risco de perder ou danificar a peça que será lavada.

- Primeiro faça uma pesquisa de preço e de qualidade com vizinhos ou conhecidos;

Analise a distância entre sua casa e o estabelecimento e veja se isto não irá atrapalhar sua rotina quando for levar e retirar as peças;

- Solicite por escrito um “rol de lavagem”. Nele devem constar: o estado em que se encontra a peça; se é desbotável; os serviços que serão executados, como lavar, passar, retirar manchas e etc., a quantidade; o valor a ser pago e a data de entrega das roupas. Exija cópia deste documento assinada pelo fornecedor;

- Ao retirar o produto, verifique se o serviço foi prestado de acordo com o contratado. Caso contrário não faça a retirada, conservando o rol de lavagem até a solução do problema.
 
Seus Direitos
 
Se houver danos em algum produto, ou se tiver algum outro problema com o estabelecimento, você está resguardado pelo artigo 35 do  Código de Defesa do Consumidor, que determina o seguinte:
 
“Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:
 
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
 
II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;

III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos".
 
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
 
Orientações: 151 (Só para a capital)
 
Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local. Telefone: 0800-772-3633.
 
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
 
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
 
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
 
 
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.
 
Fax: (11) 3824-0717.
 
Por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
 
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
 
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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.
 
21/5/2012
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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