Procon interdita posto

17/5/2012

Procon-SP e Secretaria de Fazenda interditam posto em Diadema

Fundação Procon-SP e Secretaria da Fazenda interditam posto e retiram bombas nesta quinta-feira (17/5). Veja aqui as fotos.

O posto de bandeira ALE, situado na Rua República Árabe Unida, 210, Jardim Damasco, havia sido fiscalizado em 9 de junho passado, quando foi constatado pelos fiscais da fundação que ele comercializava gasolina comum com percentual de álcool acima do permitido, na ocasião bomba e tanque foram lacrados.

Após análise laboratorial, que confirmou a adulteração do combustível, o Procon-SP, com base na Lei do Perdimento, autuou o posto e a Secretaria da Fazenda cassou a Inscrição Estadual do estabelecimento.

Sobre a fiscalização

A legislação estadual prevê a cassação da inscrição estadual de postos, distribuidoras e transportadores flagrados com combustível fora das especificações, além de multas da Secretaria da Fazenda, por sonegação fiscal, e do Procon, por lesão ao Código de Defesa do Consumidor, e abertura de inquérito policial, no qual os proprietários respondem a processos civis e criminais.

Segundo a Lei do Perdimento, o combustível apreendido, após análise laboratorial que confirme a adulteração, pode ser incorporado ao patrimônio do Estado, após o seu reprocessamento, que devolverá todas as propriedades originais ao etanol e gasolina adulterados.

Desde 2010 a Fundação Procon-SP já fiscalizou mais de 300 postos, interditou 62 e apreendeu mais de 372 mil litros de combustível.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital)
Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
- Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone: 0800-772-3633.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633.
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.
Por fax: (11) 3824-0717.
Por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.

17/5/2012