Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Pesquisa - Juros bancários

16/5/2012

Segundo Procon-SP taxa média de cheque especial e empréstimo pessoal continuam em queda no mês de maio

Pesquisa realizada em 2 de maio pela Fundação Procon-SP detectou reduções mais expressivas  na taxa média dos juros em relação ao mês anterior. No empréstimo pessoal houve queda de 0,35 ponto percentual na taxa média, passando de 5,78% ao mês (a.m.) para 5,43%. Com relação ao cheque especial a queda foi de 1,06 ponto percentual, passando de 9,52% a.m. para 8,46%.
 
Dos sete bancos pesquisados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander, quatro baixaram a taxa do empréstimo pessoal e dois baixaram a taxa do cheque especial.
 
A taxa média do empréstimo pessoal deste mês é a menor desde março de 2011, quando registrou 5,42% ao mês. No cheque especial, a taxa média deste mês é a menor desde março de 2008, quando registrou 8,2% ao mês.
 
Segundo a diretora de estudos e pesquisa da Fundação Procon-SP, Valéria Rodrigues Garcia, apesar das sucessivas quedas da taxa SELIC e das medidas do governo para incentivar a concorrência bancária, as taxas de juros no Brasil continuam altas.
 
O consumidor deve manter a cautela diante da publicidade de crédito, que pode criar uma necessidade que, na verdade, não existe ou, ainda, prometer vantagens e benefícios que nem sempre correspondem à realidade. “O crédito traz vantagens quando utilizado com cautela e planejamento. “O consumidor pode se valer destes juros reduzidos na quitação de débitos pendentes ou na antecipação de financiamentos mais caros” conclui.
 
 
16/5/2012
Assessoria de Comunicação
Fundação Procon-SP



 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados