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Dicas para manter a boa forma

19/10/2006

Dicas do Procon-SP para manter corpo e bolso saudáveis no verão

O consumidor deve ficar atento às promoções oferecidas pelo mercado, e se conscientizar de que não há "técnicas milagrosas" para emagrecimento, eliminação de estrias, celulite ou gordura localizada.
 
Todo ano é a mesma coisa: quando entra a primavera cresce a demanda para emagrecer e estar bem no verão. A preocupação com o corpo muitas vezes supera a atenção ao contratar serviços e assinar contratos. Meses mais tarde o consumidor percebe que aquelas gordurinhas incomodavam menos do que a dor de cabeça de resolver os problemas com a contratação de serviços relativos à boa forma do corpo.
 
Para que o consumidor mantenha a saúde do corpo e do bolso em ordem, a Fundação Procon-SP elaborou algumas dicas.  
 
APROVEITE AS PROMOÇÕES
 
Enquanto o verão não chega, as academias de ginástica e clínicas de estética fazem várias promoções para conquistar os clientes. Isenção de matrícula, descontos, bônus e aulas grátis demonstram que estes donos de estabelecimentos também suam a camisa para vender seus serviços. Barganhe, negocie, pesquise bem.
 
COMO ESCOLHER A ACADEMIA

-Verifique se há variedade/flexibilidade de horários, modalidades e níveis técnicos, assim como a existência de um departamento de avaliação física (serviço normalmente cobrado à parte);
-Observe à ventilação das salas de aula e a higiene do local, principalmente dos banheiros;
-Procure informações sobre a capacitação e atualização dos professores em sua área de atuação. Visite academias, assista aulas e pergunte para conhecidos que já utilizam os serviços. Peça para fazer uma aula teste;
-Planos e formas de inscrição e pagamento diferem entre as academias. É importante que haja um contrato entre as partes, que especifique obrigações e direitos, condições de pagamento e encargos por eventual atraso ou rescisão;
-Leia com atenção todas as cláusulas do contrato e, havendo dúvidas, esclareça-as com um funcionário do estabelecimento;
-Como muitas academias trabalham com planos – trimestrais, semestrais ou anuais – em que o pagamento é efetuado com cheques pré-datados, é imprescindível verificar atentamente as condições de desistência e devolução de valores ou cheques não descontados;
- No caso de cheques pré-datados, faça constar no contrato o número, valor e data de vencimento de cada um dos cheques;
-Fique atento a todos os avisos e quadros informativos espalhados pela academia;
-Guarde prospectos publicitários com informações ou promoções, bem como todos os comprovantes de pagamento. Caso haja algum problema futuro, estes documentos poderão lhe dar respaldo jurídico.
 
PERSONAL TRAINER (treinador pessoal)

Antes da contratação deste profissional é aconselhável fazer uma pesquisa conciliando preços, com a qualidade do serviço oferecido, pense no custo-benefício. Estas Informações podem ser obtidas junto às grandes academias, revistas especializadas em ginástica ou mesmo conhecidos que já se utilizaram estes serviços.
 
Verifique também suas referências, a formação universitária em educação física e cursos especializados na área. Para maior segurança, solicite que seja celebrado um contrato discriminando dados pessoais dos envolvidos, preços, forma de pagamento, reajustes, horários, reposição de aulas, data de início e término e condições para rescisão do contrato.
 
SPA

Ao longo dos anos, os SPAs se multiplicaram muito rápido. Muitos se especializaram em três modalidades: regime, descanso e estética.
 
Após definir qual é a meta desejada é recomendável fazer uma pesquisa de preços e serviços inclusos. Confira os itens mais importantes a serem observados:
 
- alimentação (cardápio e número de calorias);
- serviços oferecidos (massagens, atividades físicas, tratamentos faciais e capilares etc.);
- espaço físico e equipamentos (área de lazer, piscinas, aparelhos de ginástica etc.);
- profissionais à disposição;
- acompanhamento médico;
- quantidade de dias de permanência;
 
Geralmente a estadia é feita em forma de pacotes, portanto é necessário estar atento aos benefícios inclusos. Muitas vezes as massagens, o tratamento facial e capilar, assim como os produtos usados (cremes) são cobrados à parte.
 
Como esses locais proporcionam muita atividade física e alimentação baseada em baixas calorias é necessário orientação médica, por meio de exames e avaliação física prévia. Nesta etapa não deixe de sanar todas suas dúvidas. Observe se este serviço está incluso no valor apresentado.
 
O contrato, além da identificação das partes, deve registrar tudo o que for combinado verbalmente: data de entrada e saída; período de estadia; preço; formas de pagamento; se financiado, número, valor e vencimento de cada parcela; encargos por atraso no pagamento; todos os serviços, produtos e tipo de alimentação inclusos; exames e acompanhamento médico e condições e situações para rescisão do contrato.
 
CLÍNICAS DE ESTÉTICA
 
É importante estar ciente de que qualquer tratamento deve ser acompanhado por um médico. Somente este profissional é habilitado para dar orientações quanto à eficácia de determinados tratamentos e avaliar eventuais problemas de saúde.

- antes de iniciar um tratamento em uma clínica de estética, é aconselhável visitar o local para verificar as condições de higiene, e certificar-se de que utiliza material descartável e individual, ou seringas e agulhas esterilizadas para uso coletivo, bem como toalhas, roupões, aventais etc.. Da mesma forma, procurar sempre conhecer a aparelhagem disponível e a qualificação dos profissionais;
- antes da contratação é importante ter conhecimento de como será executado o serviço e quais as regras e disponibilidade de horário do estabelecimento. Também é necessário obter informações do preço total do tratamento, de cada sessão separada e data de início e término do serviço;
- é preciso ficar claro quais serão os procedimentos utilizados, número de sessões contratadas, os efeitos colaterais e os possíveis riscos à saúde, como por exemplo, pessoas com problemas cardíacos ou alérgicas;
- outro item a ser verificado, no caso de tratamentos que tenham finalidade de redução de peso ou medidas, é se a clínica possui fichas de controle das sessões realizadas e registro das medidas e peso. Neste caso é importante que o consumidor não só anote os dados computados para acompanhar o resultado do tratamento proposto, como também possua cópia desse documento;
- siga atentamente o "roteiro de educação alimentar" sugerido pelo estabelecimento, pois é comum a alegação de que o tratamento não surtiu efeito porque o consumidor não observou tais recomendações;
- ao fechar negócio, o consumidor deve exigir que todos os itens discutidos na fase pré-contratual integrem, detalhadamente, o contrato de prestação de serviços, inclusive qualquer referência quanto à perda de medidas ou quilos. Também deverão ser registradas as condições de pagamento e, em caso de parcelamento por meio de cheques, indicar números, valores e data de vencimento dos mesmos. Uma via do contrato devidamente assinada pelas partes deve ser entregue ao consumidor;
- devem ser observadas as condições de rescisão contratual em caso de desistência antes do término do tratamento;
 
O fornecedor deve garantir o cumprimento à oferta. O consumidor, por sua vez, deve guardar todo o material publicitário veiculado para o caso de reclamações posteriores. A publicidade capaz de induzir o consumidor a erro a respeito da natureza, características, qualidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços é considerada enganosa e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
 
Dúvidas ou reclamações referentes podem ser sanadas nos postos de atendimento pessoal da Fundação Procon-SP dentro do Poupatempo Sé, Poupatempo Santo Amaro e Poupatempo Itaquera. Reclamações por fax devem ser encaminhadas ao telefone (11) 3824-0717. Para saber se a loja, fornecedor ou fabricante possui reclamação no Procon-SP, consulte o cadastro pelo telefone (11) 3824-0446 ou no site www.procon.sp.gov.br. O telefone 151 funciona somente para o esclarecimento de dúvidas.

19/10/06
Assessoria de Imprensa / Procon-SP
Fones: 3291-2612 / 2614


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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